Onde estudar para ser um orientador social? Além das graduações Serviço Social e Psicologia, outros cursos na área social e da educação dão boa formação para a carreira de orientador social, como Pedagogia, Ciências Sociais, Psicopedagogia . As pós-graduações na área de educação social também são válidas.
O orientador ou educador social é uma ocupação profissional que compõe as equipes de referência do Sistema Único de Assistência Social (Suas) – reconhecida em 2014, o cargo demanda como escolaridade mínima o Ensino Médio completo, e desempenha função de apoio ao provimento de serviços, programas, projetos e benefícios, ...
Para atuar como educador social não é necessário ter uma formação específica na área, sendo a profissão geralmente exercida por pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e líderes comunitários.
Para atuar como educador social não é necessário ter uma formação específica na área, sendo a profissão geralmente exercida por pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e líderes comunitários. ... Segundo a professora, um dos papeis mais importantes do educador social é o de mobilizador.
Reconhecemos como fundamental o aprender, ensinar e mediar as diferentes relações existentes no âmbito social, uma vez que o pedagogo, enquanto educador social, atua como mediador no desenvolvimento do projeto de forma significativa e transformadora das práticas inovadoras demandadas pela atualidade.
O educador social tem um perfil diferenciado diante do contexto em que atua, pois ele apresenta uma visão mais crítica do meio social. Busca estar sempre alerta às manifestações dos indivíduos para que possa ajudar a formular e alcançar bons resultados.
Eles podem trabalhar em escolas, creches, asilos, presídios, hospitais, centros comunitários, conselhos tutelares, centros de acolhimento e entidades de esporte, lazer e recreação.
Em síntese, é uma educação com a atenção voltada aos fenômenos sociais. Logo, é tarefa da educação social construir coletivamente respostas pedagógicas aos conflitos da vida humana em sociedade.
Ela busca aliviar a exclusão social. ... A ideia básica da Pedagogia Social é promover o funcionamento social da pessoa: a inclusão, a participação, a identidade e a competência social como membros da sociedade.
A importância da Pedagogia Social está em romper as barreiras que excluem alguém do processo de construção do conhecimento, refletindo a participação de cada um no mundo concreto. A teoria e a prática se combinam, a fim de refletirem sobre a realidade da pessoa e contribuir para uma transformação social extensa.
A Pedagogia Social é uma área do conhecimento que se dedica ao estudo das questões da sociedade e da formação para o desenvolvimento humano. ... Atualmente, é uma disciplina pedagógica e faz parte da formação dos professores, vista como uma área importante e estratégica para viabilizar uma Educação Integral.
Pedagogia Social se trata de uma ciência prática da educação (porque tem como objetivo a socialização do sujeito), não formal, que se propõe a ser uma forma pedagógica e educacional de trabalho social, que justifica e compreende em termos ampliados a tarefa da socialização, orientando-se em realizar a prática da ...
A pedagogia ocupa-se do estudo sistemático das práticas educativas que realizam em sociedade como processos fundamentais da condição humana. ... Já a Pedagogia Social é a teoria geral da educação social, nela constitui-se a base teórica para as práticas de Educação Popular, Sociocomunitária e Educação Social.
A Pedagogia Social é assumida a partir do princípio de Educação como direito, na sua totalidade, cujas necessidades e demandas se expressam no ambiente escolar e não escolar, o que representa avanços na compreensão da área, situada inicialmente como restrita à educação não formal.
A Pedagogia Social surgiu para Pérez Serrano (2003), na Alemanha. A Pedagogia Social surgiu depois da revolução industrial, em França, e é entre as duas grandes Guerras, devido á necessidade de intervir junto de uma população mais jovem e com problemas sociais, que se anuncia o aparecimento da Pedagogia Social.
A primeira obra que sistematiza a Pedagogia Social é publicada em 1898. ... Assim, Paul Natorp chega a conclusão de que a educação vincula-se a sociedade, não aos indivíduos, e procura elaborar uma teoria sobre a educação social, concebendo a Pedagogia Social como saber prático e saber teórico.
Social, é necessário conhecer as bases epistemológicas que a fundamentam. ... A autora descreve que existem três grandes núcleos teóricos em que as ciências sociais se fundamentam: o positivismo, o idealismo e a concepção estruturalista.
7 áreas da pedagogia em que o profissional formado pode atuar
R$ 2.
Pós-graduação em Pedagogia