No geral, em termos de benefícios do INSS aos trabalhadores segurados, três numerações geram confusão sobre seus significados: o B31, B91 e B94....As espécies dos benefícios são definidas por códigos, segundo a sua natureza, como exemplo:
O auxílio-doença acidentário é um benefício proveniente de acidentes do trabalho, incluindo-se as doenças profissionais ou do trabalho, ou seja, a incapacidade total advém de um infortúnio laboral.
Agora o trabalhador já pode ter reconhecida a doença acidentária, mesmo sem a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), alterando-se os procedimentos para a comprovação da doença ocupacional, bastando que o trabalhador apresente no INSS um laudo médico contendo o código que corresponde à doença na ...
Solicitar Auxílio-Acidente no INSS
Se você se interessou no BPC/LOAS e atende aos requisitos, pode fazer o pedido sem sair de casa: basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS e se cadastrar com senha e usuário. Após isso, é preciso ir para a opção “Agendamento/Requerimentos” e selecionar “Novo requerimento”.
Como pedir auxílio-doença pela internet
Para agendar o seu atendimento em qualquer das agências do INSS é só seguir os seguintes passos: ... Clique em “Agendar Novo”; Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”; Compareça na data marcada.
Você pode entrar em contato com a Ouvidoria do INSS, mais facilmente, por telefone ou Internet. É só ligar na Central de Atendimento 135 e pedir para ser direcionado à Ouvidoria do INSS. Lembrando do horário de funcionamento da Central 135, que é de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Para denunciar casos suspeitos, basta ligar para a Central 135 ou acessar o Portal www.previdencia.gov.br e registrar a denúncia na Ouvidoria-Geral da Previdência Social. É importante destacar que todas as informações são mantidas sob sigilo.
Localize a Ouvidoria no site do INSS. Ao clicar nela aparecerá uma tarja amarela com letras garrafais: “CADASTRAR OU CONSULTAR MANIFESTAÇÃO”. Escolha a opção “Benefício”, faça sua reclamação e anote o número do protocolo. Isso também pode ser feito pelo telefone 135.
Desde a referida data todas as respostas são postadas no sistema da Ouvidoria (www.inss.gov.br) e podem ser acessadas com o código da manifestação que é gerado no momento da conclusão do cadastro. Caso você não tenha o código, por gentileza, entre em contato com a Central 135 para obtê-lo.