É importante diferenciar o diagnóstico de anemia de doença crônica com o da anemia ferropriva.. Um resultado de ferritina sérica inferior a 12ng/ml confirma o diagnóstico de deficiência de ferro, enquanto que valores acima de 200 ng/ml excluem esse diagnóstico, mesmo em pacientes com doença inflamatória ou neoplásica..
(Anemia por doença crônica) A anemia por doença crônica é uma anemia multifatorial. O diagnóstico geralmente requer a presença de doença inflamatória crônica, como infecção, doença autoimune, doença renal ou câncer. Caracteriza-se por anemia microcítica ou normocítica com baixa contagem de reticulócitos.
Sintomas de anemia
A anemia ferropriva é um tipo de anemia que acontece devido à falta de ferro no organismo, o que diminui a quantidade de hemoglobina e, consequentemente, hemácias, que são as células do sangue responsáveis por transportar oxigênio para todos os tecidos do corpo.
A anemia ferropriva resulta de depósitos de ferro baixos ou esgotados, que são necessários para se produzir glóbulos vermelhos.
As manifestações clínicas por deficiência de ferro ,são bem variadas que vão de palidez, apatia, desânimo, desmaio, etc. Pode ser tratado por um Clinico Geral, Médico Nutrólogo e o Hematologista.
Diante de anormalidades, sintomas ou diagnósticos relacionados a qualquer uma das doenças do sangue citadas, o hematologista deve ser imediatamente consultado. Somente este especialista poderá prescrever o tratamento adequado para cada distúrbio, de acordo com as especificidades do paciente.
Mardem Machado explica que as causas podem ser variadas para o organismo não conseguir absorver os nutrientes. A má absorção de ferro, pode exemplo, pode ocorrer em pacientes que apresentam doença de Crohn, retocolite ulcerativa e doença celíaca.
A fadiga ocorre quando o organismo não tem o nutriente em quantidades adequadas e não consegue produzir uma proteína chamada hemoglobina, que transporta o oxigênio pelo corpo.
O ferro utilizado pelo organismo é obtido de duas fontes principais: da dieta e da reciclagem de hemácias senescentes. Absorção intestinal (revisado em 5,6). De 1 mg a 2 mg de ferro são absorvidos por dia pelo epitélio duodenal, que apresenta estruturas vilosas para ampliar a superfície de absorção.
Os suplementos de ferro mais usados para combater a anemia são o sulfato ferroso, o Noripurum, Hemo-Ferr e Neutrofer, que além de ferro podem conter ácido fólico e vitamina B12, que também ajudam no combate à anemia.
Frutas ricas em ferro
Tomar 1 comprimido revestido (60 mg de ferro elementar equivalente a 428,57 % IDR) por dia, 1 hora antes ou 2 horas depois das refeições, ou a critério médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.