A Rota da Seda foi uma rede de trajetos interconectados por onde era comercializada a seda que saia do Oriente em direção à Europa. A rota desempenhou papel fundamental no desenvolvimento das civilizações ao estabelecer profundas relações comerciais entre as regiões por onde passou.
A Rota da Seda carrega esse nome porque o seu principal produto comercializado era justamente a seda. Durante séculos os chineses monopolizaram a forma de fazer esse tecido, e o vendiam por verdadeiras fortunas, principalmente para os ocidentais.
As quatro grandes invenções chinesas, a bússola, a pólvora, a fabricação de papel e a impressão (entre os mais importantes avanços tecnológicos), foram conhecidas na Europa apenas no final da Idade Média, 1000 anos depois.
Pólvora
Espada
Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich Zorowich inventou e patenteou o escorredor de arroz nos anos 1950, com ajuda do marido, que era engenheiro. A ideia surgiu porque ela não via sentido em usar um pote para lavar e outro para escorrer o alimento, e criou o objeto que torna a vida na cozinha mais fácil.
Relembre abaixo as maiores invenções tecnológicas do ano e as novidades que podem surgir nas prateleiras daqui a alguns:
CONHEÇA 15 DAS MAIORES INVENÇÕES E DESCOBERTAS CIENTÍFICAS DA HUMANIDADE
A Inteligência Artificial Com ajuda da Internet das Coisas, Big Data, Machine Learning, Business Intelligence e outras, o IA tornou informações acessíveis e automatizou processos que hoje são usados para diversos campos, como na ciência e tecnologia.
Entre 8.
A Caravela portuguesa é uma das invenções portuguesas mais relevantes para a História de Portugal. Foi a bordo desta embarcação, que representava uma das maiores evoluções tecnológicas até ao momento, que os portugueses puderam atravessar os oceanos e mares, entre os séculos XV e XVI.