Idiossincrasia – é o efeito de ocorrência mais rara, definida com uma sensibilidade peculiar de alguns indivíduos a certos fármacos. Essa sensibilidade está relacionada a defeitos enzimáticos e é hereditária. São reações que não dependem de dose nem da exposição anterior do indivíduo ao fármaco.
EFEITO COLATERAL: é um efeito não pretendido (adverso ou benéfico) causado por medicamento utilizado em doses terapêuticas1. A palavra “colateral” denota algo de importância secundária.
O efeito terapêutico é o efeito benéfico e desejado que o medicamento provoca no organismo quando administrado.
A superdosagem pode ser acidental, por desconhecimento ou proposital. No primeiro caso, pode ocorrer se o paciente confundir a quantidade indicada; o segundo se dá quando a pessoa acha que pode se automedicar, mas não sabe a dosagem necessária; o terceiro ocorre em tentativas de suicídio.
A dose excessiva de alguma coisa (tóxico, estupefaciente ou medicamento) que pode levar a uma intoxicação e/ou a morte. [Por Extensão] Quantidade fora do comum ou anormal de alguma coisa; excesso de exposição a: superdose de refrigerante; superdose de televisão.
Mesmo quem sobrevive à overdose pode levar sequelas para sempre, uma vez que o cérebro foi lesionado. Entre elas estão alterações cognitivas (distúrbio de atenção e de memória), motoras (fraqueza de um lado do corpo ou falta de coordenação para movimentos de precisão), além de epilepsia.
O citrato de orfenadrina é componente da fórmula do medicamente. A superdosagem de 2g a 3g da substância, como mencionada pela autora do livro, equivale à ingestão de 50 a 80 comprimidos do medicamento de uma só vez".
Posso tomar mais de um comprimido de Dorflex de uma vez só? A dosagem recomendada de Dorflex é de um a dois comprimidos, três a quatro vezes ao dia. Não ultrapassar esses limites.