- O processo de urbanização refere-se ao crescimento das cidades em virtude do aumento populacional. ... - O processo de urbanização ocorre segundo fatores atrativos, como a industrialização, e fatores repulsivos, como a modernização do campo. - Atualmente mais da metade da população mundial vive na zona urbana.
A urbanização brasileira foi motivada, principalmente, pelas péssimas condições de vida na zona rural brasileira. A miséria da vida no campo e o início do processo de industrialização do país, motivaram massas de trabalhadores rurais a migrarem para a cidade em busca de melhores condições de vida.
A história da urbanização brasileira
Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
Resposta:
Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.
No contexto brasileiro, a palavra periferia é algo típico do processo de metropolização dos anos 1960-70. O termo tem sido usado para designar loteamentos clandestinos, ou favelas localizadas em áreas mais centrais, onde vive uma população de baixa renda.
O termo é bastante utilizado em termos de geografia, para designar toda a área urbana que está ao redor do centro urbano. A periferia pode ser intramunicipal (bairros afastados do centro do município) ou extramunicipal (municípios da região metropolitana).
Outro aspecto que podemos caracterizar é o comércio e sua localização, que ocorre em sua grande maioria no centro da cidade. ... Do jeito que estamos atualmente, existe uma maior concentração de pessoas na periferia do que no centro da cidade, e mesmo assim necessidades básicas não são disponibilizadas.
Segundo o dicionário Aurélio centro pode ser “a parte mais ativa da cidade, onde estão os setores comerciais e financeiros” ou “lugar onde se desenvolvem certas atividades com objetivo determinado” já o conceito de periferia, no mesmo, pode alcançar o seguinte significado: “Numa cidade, a região mais afastada do centro ...
Os bairros mais centrais têm cobertura de 100% da população. Já nos bairros de periferia a cobertura é parcial atingindo em alguns casos até menos de 15% da população, o que dá uma dimensão da exclusão deste serviço.
Criminalidade, falta de segurança pública, engarrafamentos, problemas como sinalização de trânsito, mau abastecimento de água e energia e escassez de áreas verdes, dentre outros problemas e outras situações comuns na realidade de uma região que cresce desordenadamente.