As giberelinas são substâncias produzidas naturalmente pelas plantas e possuem diversas funções, como alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes. ... Entre as suas diversas funções, pode-se destacar o alongamento do caule, crescimento do fruto e germinação de sementes.
Pois bem, assim como as auxinas, as giberelinas também têm sido empregadas por alguns produtores na obtenção de frutos partenocárpicos em algumas espécies de plantas como pêssegos, tangerinas e uvas, pois assim como as auxinas, as giberelinas têm o efeito de induzir o crescimento dos frutos sem que haja fecundação.
Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento. O transporte de citocinina para as diversas partes do vegetal é feito principalmente pelo xilema.
Essas substâncias, os hormônios, atuam em pequenas quantidades modificando o funcionamento de células específicas. Esses hormônios vegetais também podem ser chamados de fitormônios. Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno.
Resposta. Resposta: O etileno é uma substância gasosa e se difunde pelos espaços intercelulares e é eliminado para o ambiente. Se os frutos estiverem embrulhados em jornal, ocorre um acúmulo de etileno, que acelera o amadurecimento dos frutos.
O etileno, um hormônio vegetal (fitormônio) gasoso e incolor, é produzido por diversos órgãos vegetais e distribuído pela planta por difusão a partir do local onde é produzido. Pode ser produzido como resposta a fatores de estresse, como a seca, bem como durante o amadurecimento de frutos.
As auxinas regulam vários fatores relacionados ao crescimento e desenvolvimento dos vegetais. ... Há também o transversal, quando a planta está em posição lateral à luz do sol. As auxinas são produzidas em maior quantidade no meristema apical do caule, frutos em desenvolvimento, sementes e folhas jovens.
As auxinas atuam nos genes das células vegetais, estimulando a síntese de enzimas que promovem o amolecimento da parede celular, possibilitando a distensão das células. ... A gema apical, que atua no crescimento longitudinal do caule, produz auxina na superfície para inibie as gemas laterais, deixando-as dormentes.
As auxinas são hormônios vegetais produzidos pelas células meristemáticas, principalmente no ápice do caule. Destacamos como uma de suas funções o crescimento de caules e raízes. ... Existem vários tipos de auxina, mas o principal é o ácido indolacético (AIA), produzido naturalmente.
Alongamento Celular: As auxinas atuam sobre a parede celular do vegetal, promovendo sua distensão e consequentemente, o alongamento celular. Essa função promove o crescimento das partes da planta. Dominância Apical: Corresponde ao crescimento da gema apical e inibição do desenvolvimento das gemas laterais.