O uísque escocês divide-se em cinco categorias distintas: single malt, single grain, blended malt (inicialmente chamado vatted malt ou pure malt), blended e blended grain. Todos os uísques escoceses precisam sofrer maturação (envelhecimento) em barris de carvalho por pelo menos três anos.
Fermentação: o mosto é misturado com a levedura e aquecido em um contêiner chamado washback. A levedura se alimenta dos açúcares do mosto, produzindo álcool e liberando dióxido de carbono. O processo, a fermentação, dura de 48 a 72 horas e resulta em uma bebida forte e muito amarga, chamada wash.
três anos
JOHNNIE WALKER | Red Label Quanto ao sabor, o Red Label é bem suave e equilibrado, com notas que remontam a cevada e cereais. Sem dúvidas, é uma ótima opção para aqueles que estão começando a consumir whisky e desejam um bom custo-benefício.
Os 10 melhores uísques do mundo
Teacher's
Quais são os melhores whiskys? Descubra aqui!
Compartilhe:
Colocados lado a lado, o Chivas 18 é mais floral e delicado. O Ballantine's 17, por sua vez, traz mais dulçor, e é mais frutado e intenso. Em ambos os casos, o álcool é extremamente bem integrado – graças à longa maturação do grain whisky, que costuma levar mais tempo para ter sua pungência atenuada.
Entre os principais whiskies irlandeses estão: Jameson e Bushmills 10 anos. Bom para drinks, o Jameson é o whisky que representa o país. Leve, macio e equilibrado, ele apresenta na sua composição notas de baunilha e de nozes (R$ 90, vendido em todas as lojas do Brasil). Bushmills 10 anos.
Algumas safras mais antigas de conhaque possuem um gosto picante e com um leve toque de baunilha. Por isso, são indicados para serem oferecidos após o jantar, acompanhando a sobremesa. Dessa forma, doces com sabores mais amargos dão um contraste excelente ao sabor desse tipo de conhaque.
A forma ideal de servir o conhaque é em cálices bojudos, para facilitar o contato com a palma das mãos e permitir um leve aquecimento, propiciando o desprendimento dos aromas da bebida.