Para ser útil como informação contábil, a informação deve corresponder à representação fidedigna dos fenômenos econômicos e outros que se pretenda representar. A representação fidedigna é alcançada quando a representação do fenômeno é Completa, Neutra e Livre de erro material.
De acordo com o CPC 00 (R1) os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis são as características qualitativas das informações contábil-financeiras, descritas como fundamentais, sendo Relevância e Representação Fidedigna, e de melhoria, sendo, Comparabilidade, Verificabilidade, Tempestividade e ...
➢ Características qualitativas de melhoria: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade. Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.
São características qualitativas de melhoria a comparabilidade, a verificabilidade, a tempestividade e a compreensibilidade. Elas são características qualitativas de melhoria, pois melhoram a utilidade da informação, que já é relevante e é representada com fidedignidade (características qualitativas fundamentais).
Uma importante implicação da característica qualitativa da comparabilidade é que os usuários devem ser informados das práticas contábeis seguidas na elaboração das demonstrações contábeis, de quaisquer mudanças nessas práticas e também o efeito de tais mudanças.
As IFRS melhoram a estrutura conceitual e facilitam a interpretação das demonstrações financeiras. Por isso, são extrema importância para que instituições, analistas, investidores e gestores consigam analisar relatórios financeiros.
Explicação: A contabilidade ajuda na tomada de decisões, afinal ela fornece os dados que refletem a situação do patrimônio, seja de uma entidade ou de uma de pessoa física.
Finalidade da Contabilidade Gerencial nas empresas Na prática, a Contabilidade Gerencial está voltada para o controle interno da empresa, auxiliando no processo decisório relativo aos custos. Utiliza-se de diferentes conhecimentos, desde os de contabilidade de modo geral até os de estrutura organizacional.
A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, utilizando dados financeiros para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão.
O que é a contabilidade gerencial e qual a sua função nas empresas? Contabilidade gerencial é um procedimento que visa mensurar e analisar as informações financeiras e contábeis utilizadas pela gestão da empresa nos trabalhos de planejamento e controle do negócio, assegurando, assim, o uso apropriado dos seus recursos.
A contabilidade gerencial é processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras utilizada pela administração para planejamento e controle de uma empresa, para assegurar o uso apropriado de seus recursos.
Dentre as características da contabilidade gerencial destacam-se a identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação das informações coletadas.
A contabilidade gerencial tem se destacado muito pelo seu importante papel em fornecer informações valiosas à alta administração, tais como planejamento estratégico e empresarial, subsídio na redução de custos e, sobretudo, aumento da lucratividade.
Para que a contabilidade gerencial seja utilizada como uma ferramenta estratégica no processo de tomada de decisões, é preciso que ela seja integrada com a contabilidade de custos e também todos os procedimentos contábeis e financeiros ligados ao planejamento e orçamento empresarial.
“Cada unidade de negócio faz o seu próprio planejamento estratégico, o qual inclui oito etapas: definição da missão do negócio, análise dos ambientes externo e interno, formulação de metas, formulação da estratégia do negócio, formulação do programa de ação, implementação, feedback e controle”.
A contabilidade gerencial fornece informações necessárias para a administração e para o desenvolvimento de uma empresa. ... Por estar sempre em contato com as transações da empresa, o contador poderá coletar dados que serão úteis na gestão do empreendedor.
Qualquer movimentação financeira feita no patrimônio de uma entidade afeta a contabilidade, que resume todos esses fatos em relatórios e define a situação da empresa pela apuração e resultados. ...
O que é contabilidade? Informalmente falando, a contabilidade é uma ciência prática que estuda os métodos de cálculo e registro da movimentação financeira, seja ela de pessoa jurídica ou pessoa física. Quantas vezes ao dia você já fez cálculos mentais para analisar se pode ou não fazer uma nova aquisição?