Tipos de relações ecológicas
Os seres vivos estão em íntimo relacionamento com o ambiente em que vivem. Portanto,o meio ambiente influencia os seres vivos e eles influenciam o meio ambiente e outros seres vivos. ... Essas relações são importantes para a manutenção da vida na terra pois através é possível o equilíbrio da vida no planeta.
Um exemplo de relação harmônica é o comensalismo. Quando um animal mata e alimenta-se do outro, ocorre uma relação interespecífica desarmônica. As relações desarmônicas, por sua vez, são aquelas em que um dos envolvidos não é beneficiado com a interação, ou seja, um organismo é prejudicado.
Um animal não prejudica o outro nas relações intraespecíficas harmônicas, que é quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos.
Esse é o caso, por exemplo, do comensalismo, em que organismos de espécies diferentes interagem e apenas um é beneficiado, sem haver prejuízo para o outro.
Colônia: é uma relação entre seres vivos de mesma espécie onde há união anatômica entre os indivíduos, ou seja, estão unidos uns aos outros. Exemplos: colônias de bactérias, fungos, os corais (são cnidários – animais que “queimam”), esponjas ou poríferos.
Em Biologia, sociedade é um grupo de organismos que vivem em conjunto, tendo algum tipo de organização e divisão de tarefas, sendo objeto de estudo da Sociobiologia. Um exemplo ótimo de sociedade são as abelhas em sua colmeia, cada qual com sua função.
As colônias são um tipo de relação ecológica harmônica entre organismos da mesma espécie, que se organizam de tal forma que se mantem anatomicamente unidos. Essa relação acontece entre organismos mais simples como protozoários, algas e cnidários.
As abelhas, formigas,lobos,gorilas e outros animais são conhecidos por serem animais sociáveis. Alguns animais se organizam em sociedade. As abelhas, vespas, formigas e cupins são exemplos disso.