Quais são os símbolos do agronegócio no Brasil?
A agroindústria realiza a transformação dos produtos primários da agropecuária em subprodutos que podem inserir na produção de alimentos, como os frigoríficos, indústria de enlatados, laticínios, indústria de couro, biocombustíveis, produção têxtil entre muitos outros.
OBJETIVO DO AGRONEGÓCIO: Gerar desenvolvimento, renda e emprego para cada uma das regiões do Brasil. Buscar alternativas para diversificar a fonte de renda do produtor agropecuário brasileiro. Nas últimas décadas passamos de um importador de alimentos para o grande celeiro do mundo.
Produção agrícola (café, algodão, pecuária, soja e etc); Adubos e fertilizantes produzidos em grande escala; Expansão, pesquisa e produção de máquinas agrícolas; Industrializações de produtos oriundos do próprio campo (óleos – soja e milho –, cigarros – tabaco e fumo – e café);
Nesses empreendimentos, os agricultores são protagonistas do processo, atuando ao longo de toda a cadeia produtiva: produção, industrialização e comercialização. Além disso, ofertam alimentos saudáveis, seguros e saborosos. Além de preservar a identidade culinária e cultural dos locais de origem.
Como a agroindústria é definida? A agroindústria pode ser denominada como uma fase onde produtos primários são transformados em subprodutos, que são voltados em sua grande maioria à produção de alimentos ao consumidor final.
A agroindústria tem participação de aproximadamente 5,9% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no beneficiamento, na transformação dos produtos e no processamento de matérias-primas provenientes da agropecuária, promovendo dessa forma maior integração do meio rural com a economia de mercado.
Sistema agroindustrial ou cadeia produtiva pode ser definido como uma rede de interrelações sob diversos e variados níveis entre os agentes ou elementos institucionais que compõem, de alguma forma, o fluxo de produção de um determinado produto final, desde a sua produção primária até seu consumo.
Conceito. Por meio do contrato de integração agroindustrial, uma indústria processadora (integradora) pode deslocar uma parte de sua produção para que um terceiro (produtor integrado) a realize segundo seus padrões de qualidade.
Desta forma, o contrato de integração vertical ou contrato de integração é o contrato, firmado entre o produtor integrado e o integrador, que estabelece a sua finalidade, as respectivas atribuições no processo produtivo, os compromissos financeiros, os deveres sociais, os requisitos sanitários, as responsabilidades ...
Neste contexto fica difícil de classificar a Agroindústrialização verticalizada, processamento dentro das propriedades rurais, onde os produtos já saem processados e prontos para a comercialização como por exemplo: laticínios, açúcar, fumo de corda, palmitos em conserva, doces, polpa de frutas e outros.
Basicamente, essa escolha leva à diferença básica que existe entre integração vertical e horizontal....Vantagens da integração vertical
As vantagens da adoção de uma estratégia de Integração vertical, ainda segundo Slack (2009), são: benefícios ligados a economias de escala e poupança de custos com fornecimento de entradas ou com distribuição de saídas; maior controle de qualidade, maior controle sobre a distribuição e os serviços pós-venda; aumento do ...
A integração horizontal envolve a aquisição por parte de uma empresa de atividades de negócios da mesma indústria e que estão no mesmo nível de produção da empresa adquirente. Uma vez que as empresas estão envolvidas na mesma fase de produção, a integração horizontal permite que compartilhem recursos a este nível.