No carburador, a mistura de ar e combustível é realizada por meio de atuadores manuais. ... Já na injeção eletrônica, sensores são utilizados para dosar a quantidade de combustível injetado e a pressão do ar. O resultado é um sistema extremamente mais eficiente.
O principal objetivo da injeção eletrônica é reduzir a poluição emitida. Isso é realizado de forma controlada por um chip eletrônico que faz a injeção no motor de acordo com o seu funcionamento. Para que isso funcione, é feito uma combinação precisa de combustível e ar em todas as faixas de rotação.
O catalisador automotivo é a uma das partes do sistema de escape de um automóvel. A transformação de gases poluentes liberados pelo motor (como CO, NOx e CxHy) em compostos seguros (como CO2, H20 e N2) é a principal função para que serve o catalisador.
A função de um catalisador é muito importante dentro do funcionamento do veículo: transformar os gases tóxicos, resultantes da combustão do motor, em gases inofensivos, reduzindo assim a emissão de poluentes na atmosfera.
Utilizadas na indústria petroquímica como catalisadores, podem custar 3 600 dólares por quilo.
Numa outra técnica, o ácido sulfúrico dissolve o favo de mel de cerâmica, deixando para trás a platina. Recuperar reduzindo-o a gás ou a vapor: A cerâmica pode também ser volatilizada, ou transformado em um gás ou líquido, um processo que deixa para trás a platina.
O paládio atingiu um novo recorde de US$ 1.
Como desentupir o catalisador automotivo Você pode até tentar resolver o problema de um catalisador entupido em casa, mas a única solução é procurar um mecânico especializado. Ele terá que abrir e desmontar o catalisador para desentupir. E se o material apresentar problemas ou estiver derretido não vai ter jeito.
Use uma toalha limpa para limpar o resíduo da face do catalisador. Você também pode usar uma lavadora de alta potência para lavar os detritos, garantindo que você entre na tubulação de saída e de entrada. Se o conversor ainda estiver sujo, mergulhe-o na mistura de desengordurante e água quente.
cinco anos
“Em geral, o catalisador é prejudicado pela falta de manutenção de outros itens do veículo ou do uso de produtos inadequados como combustível de má qualidade, por exemplo. Por isso, é preciso ter atenção com os cuidados com o carro”, finaliza Cláudio Furlan.
dois anos
Pois é, mas o problema é que o paládio é usado na fabricação do catalisador, que vai no escapamento para reduzir a nocividade dos gases da combustão da gasolina. E com os problemas das emissões do diesel, na Europa, por exemplo, a demanda dos carros a gasolina cresceu demais. E com ela, os preços do paládio.
Basicamente, o catalisador automotivo serve para o controle dos gases que saem do escapamento. Devido a combustão incompleta da gasolina que vai ao motor, o monóxido de carbono e vários compostos orgânicos voláteis se tornam o principal “produto” emitido pelo escapamento, gerando dessa forma gases extremamente nocivos.
As substâncias catalisadoras conseguem diminuir o tempo de ocorrência de determinadas reações químicas porque elas diminuem a energia de ativação. Os catalisadores são substâncias capazes de acelerar uma reação sem sofrerem alteração, isto é, não são consumidas durante a reação.
O catalisador para tintas consiste em um produto desenvolvido para acelerar a secagem e a cura de tintas bi-componentes. Diante disso, a catálise é a mudança de velocidade de uma reação química, melhorando, assim, a secagem, dureza e a resistência química e física da película da tinta.
O catalisador é uma das partes que compõem o sistema de escapamento. Ele consiste em um filtro em forma de colmeia com blocos – ou canais – com cerca de 1 mm² por onde passam os gases de exaustão. Essa colmeia é feita de material cerâmico, chamado de cordierita – e é protegido por uma estrutura de metal.
O sistema de escapamento tem as seguintes peças: 1 – Coletor de Escape: sua função é recolher os gases e envia-los para o tubo de descarga. 2 – Tubos de Estepe: interligar as peças do sistema. 3 – Silencioso ou Silenciador: sua função basicamente é reduzir o barulho gerado pelo motor.