Os técnicos em radiologia e outros profissionais que atuam nessa área estão sujeitos à exposição a radiações ionizantes, que aumentam os riscos de doenças como neoplasias, anemia aplástica, púrpura, radiodermatite, infertilidade, entre outras.
Estratégias de prevenção e controle de infecções para a sala de RM
exposição ocupacional. uma prática de posterior controle regulatório, sob o ponto de vista de proteção radiológica. na Lei 4118/62. de avaliação da exposição à radiação, incluindo a interpretação dos resultados.
– IOE ou Indivíduo Ocupacionalmente Exposto é todo indivíduo sujeito a exposição ocupacional. – Sendo exposição ocupacional a “exposição normal ou potencial de um indivíduo em decorrência de seu trabalho ou treinamento em práticas autorizadas ou intervenções, excluindo- se radiação natural do local”.
Em mamografia, a qualidade da imagem deve ser analisada usando-se um fantoma (simulador radiográfico de mama). O objeto possui estruturas semelhantes às estruturas normais e anormais de mama (microcalcificações, fibras e massas tumorais).
O Levantamento Radiométrico consiste na medição de doses nas áreas adjacentes onde é utilizado um equipamento emissor de radiação seja salas de Raios X ou consultórios odontológicos que possuem um Raios X intraoral.
A capa focalizadora é uma estrutura feita normalmente de níquel ou aço, colocada em volta do filamento, que faz o feixe de elétrons se dirigir somente para o foco anódico.
Devido ao fato de atrair os cátions, esse eletrodo negativo é chamado de cátodo. Nele, os cátions recebem elétrons e se reduzem. Já o eletrodo positivo atrai os ânions (íons negativos) e, devido a isso, é chamado de ânodo.