EQST

Quais So Os Radiofrmacos?

Quais são os radiofármacos?

Os radiofármacos são formados por radionuclídeos ou radioisótopos e, portanto, recebem o nome desses átomos. Tecnécio-99, flúor-18, iodo-131 e gálio-67 são exemplos de radiofármacos utilizados pela medicina nuclear.

O que são radiofármacos e como são produzidos?

Trata-se de fontes radioativas não seladas, que são introduzidas no corpo do paciente por ingestão, inalação ou injeção. Estas substâncias são ditas "marcadas" pelos radioisótopos. Os radiofármacos são utilizados pela modalidade médica conhecida como medicina nuclear, tanto para diagnósticos como para tratamentos.

Como o radiofármaco pode agir no organismo?

Os radiofármacos são, desta maneira, medicamentos que, através da ação do radionuclídeo, emitem radiação gama e com isso, quando usados da forma correta, formam um medicamento específico para determinadas patologias.

Onde são produzidos os radioisótopos?

Os radioisótopos são produzidos diretamente por reações nucleares ou indiretamente através do decaimento de um radionuclídeo pai.

Onde são produzidos os radioisótopos utilizados em medicina nuclear?

Nas últimas duas décadas os aceleradores de partículas circulares, comumente chamados de Cíclotrons, têm sido amplamente utilizados na produção de radioisótopos para uso em Medicina Nuclear.

O que é fármaco medicina nuclear?

R: Radiofármaco é um fármaco, produto biológico ou droga que contém um elemento radioativo. O radiofármaco é primariamente utilizado para obtenção de imagem como agente diagnóstico mas pode também ser usado no tratamento de enfermidades.

Quais cuidados devem ser tomados na manipulação dos radiofármacos?

Que cuidados devem ser tomados na manipulação de radiofármacos? R: Devem ser respeitados os requisitos de proteção radiológica para proteção do operador, paciente, do público em geral e do meio ambiente, e procedimentos de boas práticas de fabricação para garantir a qualidade radiofarmacêutica.

Como são produzidos os radioisótopos artificiais?

A radioatividade artificial é produzida quando se bombardeiam certos núcleos com partículas apropriadas. Se a energia dessas partículas tem um valor adequado, elas penetram no núcleo modificando-o, este, por ser instável, se desintegra posteriormente.

Qual dos isótopos usados na medicina nuclear são produzidos artificialmente em reatores nucleares?

Isótopos do Urânio: O isótopo de Urânio 238 não é radioativo, mas o 235 sim, e é usado para construir os reatores nucleares e as bombas atômicas.