Fizemos uma seleção de 14 cidades históricas imperdíveis no Brasil, para você se inspirar e montar seu roteiro. Além de uma super dica de como conhecer esses destinos gastando pouco, por meio de um voluntariado.
As Ruínas de São Miguel são a principal lembrança das missões jesuíticas no Brasil, que tinham como objetivo a catequização em massa dos índios. Ainda hoje é possível ver vestígios do colégio, da casa dos padres e do cemitério. Além disso, à noite, as ruínas viram palco para uma emocionante apresentação da história do local, que dura quase uma hora.
Na capital Brasília é possível visitar a Praça dos Três Poderes, ela abriga as sedes do executivo (Palácio do Planalto), do legislativo (Congresso Nacional) e do judiciário (Palácio do STF). Todos os edifícios são obras do arquiteto Oscar Niemeyer. O local também conta com um centro cultural e diversas esculturas como a “Justiça” e “Candangos”.
Também vale visitar a Igreja de São Sebastião, que combina os estilos gótico e neoclássico; o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, inaugurado em 1883; e o Palácio Rio Negro, que pertenceu a um dos mais ricos barões da borracha de Manaus.
Que tal passar um tempo nesse paraíso? Dê uma olhada nas vagas da Worldpackers em Paraty e confira nosso artigo sobre passeios e praias perto de Paraty.
Quando pensa em lugares históricos para viajar no Brasil, é provável que Minas Gerais seja o primeiro lugar que vem à sua mente. E não à toa: Ouro Preto, por exemplo, reúne o maior e mais importante acervo de arquitetura e arte do período colonial do país.
A Ilha Fiscal ficou famosa por ser cenário do “Último Baile do Império”, que aconteceu poucos dias antes da Proclamação da República em novembro de 1989. Desde 1914, a ilha abriga um museu histórico-cultural, mantido pela Marinha do Brasil. O castelo é aberto à visitação e conta com três exposições permanentes, uma delas com a história do local e sua importância no século XIX.
O Centro Histórico de Diamantina foi reconhecido como Patrimônio Cultural pela UNESCO, em 1999. A arquitetura de origem portuguesa, as ruas de pedras e as ladeiras com a Serra do Espinhaço ao fundo consagraram esse destino como um dos mais visitados lugares históricos no Brasil.
O passeio pelo Centro Histórico de Pirenópolis se inicia na Igreja da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de onde se tem uma linda visão da cidade. Seguindo, temos os prédios históricos do Cine Pireneus, o antigo teatro da cidade, e o Museu do Divino, antiga Casa de Câmara e Cadeia.
A grande maioria dos turistas que chegam a Manaus tem como objetivo conhecer a fauna e a flora exuberante da Floresta Amazônica. No entanto, a capital do Amazonas é muito mais que uma porta de entrada para desvendar a floresta.
Em meio às ladeiras de pedra, há templos católicos como a Igreja de São Francisco, uma belíssima obra barroca, e também casarões remanescentes do século XVIII, que hoje são museus, restaurantes, terreiros etc.
E as vantagens vão além da economia! Se você optar por conhecer um destino fazendo voluntariado pela Worldpackers, certamente vai receber ótimas dicas do anfitrião, dos hóspedes, de outros voluntários que chegaram antes de você e também dos moradores que encontrar no dia a dia.
E sabia que você pode conhecer esse patrimônio repleto de arte e história sem gastar com hospedagem? Existem ótimas vagas de voluntariado em Ouro Preto na plataforma Worldpackers. Veja também nosso guia do que fazer em Ouro Preto.
A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e Igreja e Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Carmo também valem a visita. Além da Ponte do Rio das Almas, de onde é possível ver a imponente Igreja Matriz em meio a cidade.
Salvador, que já foi sede da administração no período colonial, não poderia faltar na lista de cidades históricas no Brasil. Fundada pelo português Tomé de Sousa em 1549, a região foi nomeada de “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”.
A história da cidade continua sendo contada por meio de capelas, igrejas, casarões e jardins remanescentes do século XVII. Inclusive, o Centro Histórico de Olinda é considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Construído no século XVIII para residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro, o Paço Imperial passou a ser, por volta de 1808, a casa do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. O local ficou marcado por sediar importantes acontecimentos, como a aclamação de dois imperadores, D. Pedro I e Dom Pedro II, o Dia do Fico e a assinatura da Lei Áurea. Atualmente, o Paço é um centro cultural onde acontecem exposições, peças teatrais, concertos e seminários.
Fundada em 1727 por bandeirantes que chegaram na região com a missão de descobrir novas jazidas de ouro, Pirenópolis é uma cidade histórica encantadora no interior de Goiás.
Os principais pontos turísticos desse charmoso destino estão no centro histórico da cidade. São eles: o Museu Imperial de Petrópolis, antiga casa de verão da família imperial; a Catedral de São Pedro de Alcântara, construída em homenagem ao santo padroeiro, e o Palácio de Cristal, que foi um presente à Princesa Isabel.
O principal atrativo histórico da cidade é o Teatro Amazonas, maior símbolo cultural da capital. Ele foi inaugurado em 1896 e continua recebendo grandes espetáculos até hoje. Tente conferir alguma apresentação enquanto estiver lá!
Esse destino reserva muitos cantinhos charmosos, e você explorá-los como um worldpacker. Confira as vagas de voluntariado em Pirenópolis.
São Miguel das Missões, localizada a 476 Km de Porto Alegre, preserva alguns dos principais vestígios do período das missões Jesuítas Guaranis na América do Sul. Por isso, o destino é um importante testemunho da ocupação do território e das relações estabelecidas entre os povos nativos e os jesuítas.
São Francisco do Sul, localizada no litoral catarinense, é reconhecida historicamente por ser a terceira cidade mais antiga do Brasil. Ela foi fundada por portugueses, mas ocupada por espanhóis em 1553.