Os mais conhecidos e de uso comum são: •Alguns agentes oxidantes mais conhecidos são: o iodo, permanganato de potássio, ácido nítrico, etc. Como exemplo de produto oxidante, podemos citar o peróxido de hidrogênio , comercialmente chamada água oxigenada usada para mudar a coloração dos cabelos .
Comburente é um elemento ou composto químico susceptível de provocar a oxidação ou combustão de outras substâncias, ou seja, é qualquer substância que permite que o combustível seja consumido na reação (alimenta uma combustão).
O mais comum dos comburentes é o oxigênio, pois intensifica a reação química. Mas há casos isolados de combustões em que o comburente é o cloro, onde o bromo produz chama verde, e se combinado com o cloro fica azulado; ou o enxofre que produz chama amarela.
O comburente pode ser o gás oxigênio do ar; e a energia de ativação pode ser uma faísca. Os gases gerados são o H2O, CO2, CO, NO2, SO2 e outros. Os resíduos sólidos são as cinzas e os componentes de metais pesados. Somente a presença do combustível e do comburente não garante o início do processo de combustão.
Comburente é um elemento que faz conjunto com a combustão e seus derivados, fazendo com que esse processo tenha a ver com combustíveis e também oxigênio. Comburente tem misturas químicas que com elas é capaz da explosão.
Trata-se da energia térmica em trânsito motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos. O calor é a energia térmica que passa de um corpo com maior temperatura para outro com menor temperatura. Quando não há diferença de temperatura entre dois corpos, não existe calor.
Resposta. Olfato e Visão, pois o primeiro aciona os nervos olfativos das vias nasais, remetendo e alertando ao cérebro de que algo está errado. A visão também é participante nesse papel, pois a grande parte das chamas e fumaças negras que vemos são sinais de combustão.
Esses elementos são: o combustível, que fornece energia para a queima; o comburente, que é a substância que reage quimicamente com o combustível; e o calor, que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente.