Personagens Principais
Peri: herói da história, é um índio corajoso e valente. Ceci (Cecília): filha do nobre D. Antônio Mariz, é uma moça linda, loira e de olhos azuis. Meiga e suave, é a perfeita heroína do Romantismo.
O Guarani é uma das obras mais destacadas do escritor José de Alencar. Esse romance de caráter indianista foi publicado em 1857 durante a primeira fase do Romantismo no Brasil.
século XVII
Na literatura brasileira, o Indianismo corresponde a uma das tendências literárias mais marcantes do período romântico. Entretanto, foi na primeira geração romântica (1836 a 1852), que o Indianismo trará a tona o tema do índio idealizado, baseada no binômio “nacionalismo-indianismo”. ...
No Romance Indianista, a primeira obra a ser lançada foi O Guarani, um folhetim semanal que era divulgado em um jornal uma vez por semana. O folhetim causava uma corrida às bancas todas as semanas. Demonstrava o sentimento de literatura nacionalista do autor, que defendia o modo de pensar e escrever do brasileiro.
O índio no romantismo era sempre descrito como um forte guerreiro. ... No romance “O Guarani”, de José de Alencar, o índio Peri é descrito como um bom selvagem, corajoso, um forte guerreiro e um líder.
Gerado sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa, de fins do século 18, o romantismo surgiu no início do século 19, na Alemanha, França e Inglaterra, num momento histórico em que as classes sociais, como as conhecemos hoje, se definiam.
O principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de modernizações começou a ocorrer no país.
Suspiros poéticos e saudades (1836), de Gonçalves de Magalhães; Últimos cantos (1851) e Os timbiras (1857), de Gonçalves Dias.
O movimento romântico explorou o lirismo, a subjetividade, a emoção e a valorização do “eu”. Além disso, o romantismo brasileiro apresentou características próprias do nacionalismo, fuga da realidade, culto ao índio. Explicação: Esses aspectos contribuíram para a formação da identidade cultural do Brasil.