A camada da atmosfera denominada de troposfera é composta de, aproximadamente, 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de pequenas proporções de outros gases como Dióxido de Carbono, Óxido Nitroso, Dióxido de Nitrogênio, Gás Metano e Ozônio, com exceção notável do vapor de água, que vem em grandes proporções.
A atmosfera terrestre atual é constituída por diferentes gases, dos quais podemos destacar: o nitrogênio, com 78%; oxigênio, 21%; e outros gases (como dióxido de carbono, neônio, ozônio, hélio e vapor de água) 1%.
Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a temperatura diminui, atingindo -60 °C no ponto mais alto. Nessa camada ocorre a formação das nuvens e das chuvas.
Na termosfera o ar é escasso e por isso, absorve facilmente a radiação solar, chamado de oxigênio atômico, um tipo de gás que absorve a energia solar em grande quantidade. Sua temperatura pode atingir até 1.
Estende de aproximadamente 90 km até mais de 500 km. Por ser uma camada localizada acima de onde atua a camada de ozônio (estratosfera) , sofre grandes efeitos dos raios x, radiação ultravioleta e raios gama, sendo responsável também por parte de sua absorção.
O ozônio (O3) é um dos gases minoritários mais importantes que, embora encontrado em toda a atmosfera, concentra-se (cerca de 90% do total) na região entre 20 e 35 km de altitude. Esta região é denominada de camada de ozônio.
troposfera