Esta máquina-ferramenta é constituída por três partes fundamentais: bancada, árvore e mesa. Conforme a configuração e disposição destes três componentes principais assim se classificam as fresadoras em: Horizontais: São aquelas em que a árvore é paralela à mesa.
Fresadora (inventada por Eli Whitney em 1818) é uma máquina de movimento contínuo da ferramenta, destinada à usinagem de materiais. O material é removido por uma ferramenta de corte chamada fresa (ou, por vezes, broca).
Fresadora Vertical: A fresadora vertical possui uma coluna vertical, posicionada perpendicularmente à mesa. Essa coluna auxilia a produção e fresa de diferentes peças, cujo a horizontal não consegue fazer.
Uma das partes mais importantes de uma construção em madeira é o seu acabamento. E para desenvolver acabamento em móveis, como ranhuras, molduras, entalhos, chanfros, encaixes ou detalhes arredondados, existe uma ferramenta especifica chamada tupia. ...
Leia aqui as informações importantes a ter em consideração ao trabalhar com a tupia:
As melhores tupias manuais do mercado: nossas favoritas
A tupia é a ferramenta mais versátil do mundo da marcenaria e carpintaria, pode ser utilizáda para diversas aplicações, como chanfros, encaixes, ranhuras, rebaixos, entalhes, molduras, contornos e acabamentos em cantos tanto com madeira quanto em materiais sintéticos.