Se você já possui uma licenciatura e o seu interesse é cursar uma Segunda Licenciatura, esses cursos possuem a duração de três semestres (1 ano e meio), com carga horária de 1320 horas.
As licenciaturas curtas surgiram no país a partir da Lei n. 5.
Oiii, Odinete! Resumindo: o R2 é mais voltado para os bacharéis e tecnólogos, e a Segunda Licenciatura é voltada para os graduados já Licenciados. ...
A licenciatura curta foi extinta, era uma modalidade que previa uma formação mais rápida, que preparava educadores para atuar na educação infantil. A licenciatura plena é o tipo de curso de graduação oferecido, atualmente, em áreas diversas da educação: ciências da natureza, exatas etc.
O que é uma Licenciatura Plena ou Magistério? Como adiantamos, a Licenciatura Plena é um tipo de formação universitária voltada para formar professores para atuarem no ensino fundamental II (5º ao 9º anos) e no ensino médio (1ª a 3ª séries).
- O Curso objetiva formar profissional na área de Pedagogia, legalmente apto para o exercício do magistério em instituições de educação escolar e não escolar, e atuar na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, educação de jovens e adultos, educação profissional, gestão e apoio pedagógico em espaços ...
As licenciaturas curtas são voltadas a profissionais de nível superior, com grau de bacharel ou tecnólogo, em todas as áreas do conhecimento. ... Os profissionais de nível superior que optam por fazer uma licenciatura curta podem, inclusive, participar de concursos públicos para professor em diversas partes do Brasil.
A licenciatura, diferentemente de alguns cursos de bacharelado, tem uma prática mais voltada à teoria. ... Contudo, o nível de docência da licenciatura permite apenas o ensino na educação básica, como a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Pode atuar nas esferas pública e particular.
A principal diferença entre formação pedagógica e Licenciatura está no público-alvo, já que o objetivo é oferecer a formação pedagógica para não licenciados. Como você já tem o conhecimento técnico da área, o curso prepara o profissional para lidar com as questões educacionais e didáticas.
Quais são os principais cursos de Licenciatura?
Resposta: Todo professor está licenciado para assumir uma sala de aula ou uma classe depois de formado na área. ... Outra situação em que o acadêmico assumirá uma sala de aula é durante o Estágio Curricular. Trata-se do estágio(s) obrigatório(s) do curso.
A diferença entre as modalidades Licenciatura e Bacharelado está, principalmente, no foco da atuação. Enquanto os cursos de Licenciatura formam professores do ensino infantil, fundamental e médio, as formações do tipo Bacharelado preparam profissionais que podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado de trabalho.
Segundo o portal Vagas.com.br, o salário de um professor universitário varia entre R$ 3.
O que diz o MEC: Segundo o Ministério da Educação, “os docentes das universidades federais precisam ter ao menos grau de mestre”, com entrada mediante concurso público. Ou seja, é um requisito ter uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) para lecionar no Ensino Superior.
Para ser professor universitário é preciso ter, no mínimo, uma pós-graduação lato sensu (especialização) para atuar em faculdades privadas e no mínimo uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) para atuar como professor em universidades públicas.
Como conseguir seu emprego de professor
Para saber como dar aula em escola publica é importante entender que para exercer a função a principal exigência é ser graduado em pedagogia ou alguma licenciatura. Obviamente, que haverá variações de acordo com o grau de ensino que você deseja atuar.
Para lecionar no ensino médio e técnico, basta ter graduação, ou seja, bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Para lecionar na graduação, precisa, além da própria graduação, o título de pós-graduação, MBA ou mestrado e doutorado, dependendo da universidade, e se ela é pública ou particular.
Para se tornar um professor substituto, é necessário comparecer à uma diretoria de ensino e participar da atribuição de aulas. O governo do estado divide as escolas em diretorias por regiões, e cada uma tem o seu cronograma de atribuições.
Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.