Escolha do método de arquivamento a ser adotado quando da organização do arquivo. ... Existem várias maneiras de se organizar os documentos, fundamentadas em quatro métodos básicos: alfabético, geográfico, numérico e ideográfico.
Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (ARQUIVO NACIONAL, 1992), Método de Arquivamento é uma sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade.
O método Cronológico - o arquivamento por este método é feito levando-se em consideração a data do documento. Essa data pode ser a de emissão do documento e a do vencimento das prestações, a da entrega, etc.
Um documento é ostensivo quando a ele não foi atribuído nenhum grau de sigilo, tendo em vista que o acesso ao seu conteúdo não põe em risco direitos individuais ou coletivos.
Documento é toda informação registrada em um suporte material, suscetível de ser utilizada para consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprovam fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.
Documento iconográfico. Documentos bidimensionais, tais como original e reprodução da obra de arte, fotografia, desenho técnico, transparência etc. ... Se necessário, acrescentar notas relativas a outros dados necessários para identificar o documento.
Para conhecermos o passado contamos com o trabalho dos historiadores. ... Documentos históricos são todos os registros e vestígios do passado que sobreviveram até o presente.
5 documentos históricos que, infelizmente, se perderam no tempo
Documentos
São exemplos de documentos escritos a Constituição Brasileira de 1988, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.
Documentos históricos normalmente são fontes históricas de primeira mão, que foram produzidos na época estudada. Sendo dessa forma eles se tornam ferramentas de relatos fiéis do modo vida e de como a sociedade era quando eles foram produzidos.
A importância das fontes históricas se dá pelo fato de que a história é o conjunto de relato, e o relato é sempre redigido com base em uma fonte, ou seja, em alguém que estudou ou vivenciou o período histórico, dizendo como ele foi.
As fontes históricas são muito importantes para os historiadores, visto que são vestígios que apontam para o passado. Todo trabalhador necessita de instrumentos para trabalhar: o professor precisa de um quadro, giz, dentre outros, para lecionar; um agricultor precisa de enxada; o pedreiro precisa de régua, colher, etc.
“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.