Em suma:
5 dicas para aumentar seu alcance vocal
Um truque para conseguir uma voz mais grave é fazer um movimento de deglutição antes de falar. Na verdade, você não precisa engolir nada, só imaginar-se engolindo alguma coisa e depois dizer o que quiser. A sua voz deve soar um pouco mais grave do que o normal. Fale lentamente.
Na maioria dos casos, a rouquidão acontece após infecções respiratórias ou pelo uso indevido da voz, que geram uma inflamação das cordas vocais. Porém o problema pode se localizar em estrutura próxima, como vinda do esôfago no caso do refluxo de ácidos do estômago.
A rouquidão é uma alteração na voz que a deixa mais fraca ou diferente do normal . Ela está relacionada a distúrbios nas partes do corpo produtoras do som (pregas vocais) ou na caixa vocal (laringe) e pode indicar a presença de nódulos ou pólipos vocais, ou ser um sintoma da hemorragia vocal.
O pigarro persistente pode sinalizar alguma alergia, rinite ou sinusite. É importante que um médico otorrinolaringologista investigue a causa. Enquanto estiver rouco por causa de um resfriado ou uso abusivo da voz, procure poupar a fala. Diga apenas o estritamente necessário e num volume baixo (mas sem sussurrar).
ROUQUIDÃO PROGRESSIVA POR MAIS DE DUAS SEMANAS PODE INDICAR PROBLEMAS MAIS SÉRIOS COM A VOZ. Diversas doenças podem afetar o sistema vocal e levar à rouquidão, ou disfonia, prejudicando a qualidade da voz de forma passageira ou definitiva.
Rouquidão No hipotiroidismo, a glândula pode aumentar de volume. Como ela fica no pescoço, logo abaixo da região do pomo de adão, pode causar rouquidão. Além disso, problemas na anatomia da glândula também alteram a voz. A presença de nódulos com mais de 1cm pode causar desconforto na garganta.
O LINFOMA PRIMÁRIO DA TIREÓIDE é uma neoplasia rara e representa 2% dos tumores malignos da tireóide (1,2). Este tumor se origina dos linfócitos B (3) e raramente das células T. Quase todos os casos ocorrem associados à tireoidite de Hashimoto com ou sem hipotireoidismo (4–10).
1 em cada 10 pacientes que são operados da glândula tireoide, apresenta alguma alteração temporária na voz, enquanto que 1 em cada 250 paciente, pode evoluir com alterações definitivas. Estas mudanças na voz podem ser rouquidão, dificuldade em alcançar notas agudas ou cansaço ao falar.
No hipotiroidismo, a glândula acaba aumentando de volume. Como ela fica localizada no pescoço, pode causar rouquidão. Além disso, os problemas na anatomia da glândula também alteram a voz. A presença de nódulos com mais de 1 cm pode causar desconforto na garganta, engasgo e uma sensação de sufocamento ao deitar também.
Pode ter diversas causas, que incluem a falta de iodo, inflamação da tireoide por doenças autoimunes ou pela formação de nódulos na tireoide, e pode provocar sintomas como sensação de aperto na garganta, dificuldade para engolir, rouquidão, tosse e, nos casos mais graves, até dificuldade para respirar.
Há pessoas que apresentam irritabilidade, nervosismo e agitação. É comum que quem tenha hipertireodismo fique mais acelerado, sinta palpitações ou tremores. Por outro lado, pacientes com hipotireoidismo, podem ter depressão, falta de energia e desânimo.
7 sintomas de problemas na tireoide
Para saber se a tireoide está regular, é necessário realizar exames de sangue que são capazes de medir os níveis do hormônio estimulador da tireoide (TSH) e do hormônio da tireoide (T4).
A tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó). É uma das maiores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto).
Notícias Notícias