Quando rebatemos (retiramor) o ligamento transverso do atlas, ou melhor, atrás deste ligamento veremos 2 outros que unem o axis ao crânio, denominados de ligamento alar e ligamento apical do dente do axis. O primeiro é bem resistente, saindo do ápice do dente (lateral) e indo ao occipital.
- Processo espinhoso: situa-se medial e posterior, e tem como função a fixação de músculos e ligamentos. - Processos articulares: presentes tanto na parte inferior como superior, também têm função de articular uma vértebra a outra.
Existem 5 vértebras lombares (chamadas de L1 a L5) em seres humanos adultos, e elas se situam sob as vértebras torácicas.
Vértebras que possuem Processo Espinhoso A partir da vértebra C3 até a vértebra C6 existe Processo Espinhoso Bifurcado ou Bífido, e a partir da vértebra C7 até a L5 o mesmo deixa de ser bifurcado.
As curvaturas secundárias (cervical e lombar) são extremamente móveis em relação às primárias (torácica e sacral). Das três curvaturas pré-sacrais, a torácica é a menos móvel, enquanto que o sacro, formado de vértebras soldadas, não apresenta qualquer movimentos entre os seus segmentos.
A coluna vertebral é formada de pequenos ossos, chamados vértebras, e quando observada de lado possui dois tipos de curvaturas naturais: a cifose e a lordose.