Esse Reino compreende as bactérias e algas azuis (atualmente denominadas de cianobactérias). Em virtude da contribuição da Biologia molecular, esse Reino passou a ser classificado em dois sub-reinos de organismos procarióticos bem diferentes: Eubactérias e Arqueas (Archaeobactérias).
substantivo masculino [Biologia] Categoria ou reino biológico que inclui todos os organismos vivos que possuem uma organização celular procariótica, na sua maioria unicelulares, e que não possuem o material genético limitado por membrana; abrange as bactérias, arqueobactérias e cianobactérias.
Em 1866, Ernest Haeckel propôs o sistema de três reinos que adicionou o grupo Protista como um novo reino que continha os organismos microscópicos. Uma das oito divisões do novo reino Protista foi chamada de Moneres (Monera), e incluía todas as bactérias então conhecidas.
O reino monera engloba todos os seres vivos unicelulares (possuem apenas uma célula), procariontes (não possuem a carioteca), anaeróbicos ou aeróbicos.
A reprodução das bactérias ocorre de maneira assexuada por divisão binária, também chamada de cissiparidade. As bactérias são organismos classificados tradicionalmente no Reino Monera que são unicelulares e procariontes. ... A forma de reprodução assexuada das bactérias recebe o nome de divisão binária ou cissiparidade.