Os fungicidas multissítios são ferramentas essenciais no manejo de doenças. Estes reduzem os riscos de desenvolvimento de resistência em função de atuarem em diversos locais da célula dos fungos, contribuindo para a sustentabilidade do manejo e para o controle mais efetivo de doenças.
Os principais fungicidas sistêmicos são os benzimidazóis, carboxamidas, triazois, imidazóis, morfolinas e algumas estrobilurinas. Porém, existem diferentes graus de mobilidade/sistemicidade dentro dos fungicidas sistêmicos, como ilustram as imagens abaixo para triazóis e estrobilurinas.
Vantagens:
MANCOZEB NORTOX é um fungicida protetor do grupo químico dos ditiocarbamatos, possui ação multissítio no alvo, controlando inúmeras doenças fungicas que causam danos econômicos em várias culturas. É ideal para a rotação de fungicidas com produtos sistêmicos no MID (Manejo de Integrado de Doenças).
Os multissítios, por sua vez, são compostos que podem inibir mais de um processo na célula do fungo, simultaneamente, em diferentes locais ou organelas.
Modo de ação: Os primeiros e os mais modernos triazóis atuam na formação do ergosterol, que é um importante lipídio fúngico para a formação da membrana das células.
Em química, denomina-se grupo cada coluna vertical da tabela periódica. Os elementos pertencentes ao mesmo grupo apresentam propriedades semelhantes e, em geral, o mesmo número de elétrons no nível mais externo de energia (camada de valência).
Os agrotóxicos organofosforados são ésteres, amidas ou derivados tiol dos ácidos de fósforo, contendo várias combinações de carbono, hidrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e nitrogênio.
Eles podem ser classificados como produtos de contato ou sistêmicos. ... Os produtos de contato, são produtos que não se translocam nas plantas, agem somente onde eles entram em contato, exigindo assim uma boa cobertura de pulverização para expressar o máximo do potencial do produto.
Os herbicidas de contato atuam próximo ou no local onde são absorvidos nas plantas. ... Já um herbicida sistêmico é aquele que se movimenta, se transloca no interior da planta, pelo xilema ou floema, ou por ambos.
Um herbicida seletivo é aquele que é muito mais tóxico para algumas plantas do que para outras dentro dos limites de: a) uma faixa específica de doses; b) método de aplicação e c) condições ambientais que precedem e sucedem a aplicação.
Herbicidas são compostos químicos utilizados na agricultura como forma de combate às plantas daninhas. Eliminando os prejuízos causados pelas mesmas. Os primeiros relatos sobre o uso de substâncias químicas para o controle de plantas daninhas, se dão do século XX.
ametryn
SENCOR® 480 é um herbicida seletivo, altamente eficaz e de largo espectro de ação contra plantas daninhas de folhas largas, e ainda, com ação sobre algumas plantas daninhas de folhas estreitas.
MODO DE APLICAÇÃO: O Aurora 400 EC pode ser aplicado por via terrestre, através de pulverizadores manuais e tratorizados, e por via aérea. Uma única aplicação é suficiente para eliminar as plantas infestantes indicadas.
Por isso, algumas vezes esse tipo de herbicida pode proporcionar controle insatisfatório. ... As aplicações pré-emergentes de herbicidas são aquelas realizadas antes da emergência de plantas daninhas e podem ser em pré-plantio incorporado (PPI), juntamente ou logo após a semeadura sem incorporação.
Os herbicidas pré-emergentes ou também chamados de herbicidas residuais são produtos aplicados no solo antes que ocorra a emergência das plantas daninhas, sendo que estes devem persistir por tempo e concentração suficientes na camada do solo, onde se localiza o maior percentual de sementes de plantas daninhas que ...