Os resíduos perfurocortantes são todos os objetos e instrumentos que possam furar ou cortar, como lâminas de bisturis, agulhas, ampolas de vidro e utensílios de vidro quebrados. Esses resíduos devem ser armazenados em coletor específico para perfurocortantes devidamente identificado.
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes de paredes rígidas, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, resistentes ao processo de esterilização, com tampa, devidamente identificados com o símbolo ...
Lâminas de barbear, agulhas, ampolas de vidro, lâminas de bisturi, lancetas, tubos capilares, lâminas e lamínulas, espátulas e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório são exemplos de materiais perfurocortantes.
Cuidados com materiais perfuro-cortantes:
Todos os itens perfurocortantes e contaminantes gerados em domicílio devem, idealmente, ser descartados em coletores específicos como os utilizados em serviços de saúde (caixas tipo DESCARTEX, DESCARPACK).
- Saco de cor branca com simbologia de infectante para o Grupo A4; Saco de cor vermelha com simbologia de infectante para o Grupo A3.
O descarte de lixo hospitalar deve ser feito com bastante cuidado e atenção. Afinal, segundo as normas da Anvisa, cada tipo de material — seringas, luvas, curativos, medicamentos, bolsas de sangue etc. — deve ser descartado de forma diferente.
Devemos ter o cuidado de colocar o lixo em sacos plásticos bem amarrados e ser levado à rua apenas no dias e hora da coleta, evitando que animais rasguem as sacolas e espalhe o lixo. Outro cuidado básico é não colocar cacos de vidros, objetos cortantes ou perfurantes misturados ao lixo, pois poderão ferir os coletores.
Quais são os tipos de tratamento de resíduos de serviços de saúde?
Os estabelecimentos devem contratar uma empresa especializada no recolhimento desses resíduos que oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente. Os sacos que armazenam os resíduos de saúde recebem um selo de identificação da Silcon e são colocados em caminhões baú para garantir que sejam descartados corretamente.
São considerados resíduos tudo aquilo que foi utilizado em: hospitais; clínicas; postos de saúde e necrotérios. ... É de extrema importância o descarte correto devido ao fato de serem perigosos, não somente para o meio ambiente, quanto também aos seres vivos.