Os desenhos básicos que compõem um projeto de arquitetura, a partir de projeções ortogonais, são: as plantas baixas, cortes, elevações ou fachadas, planta de cobertura, a planta de localização ou implantação e a planta de situação.
Ele é composto por algumas fases, são elas: implantação; plantas de cobertura; planta baixa; cortes e elevações; e layout gráfico.
Pode-se definir Projeto Arquitetônico como a materialização da idéia, do espaço imaginado, é a representação da concepção projetual. O projeto arquitetônico é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também a sua representação final. ...
Nesse artigo vamos listar 6 tipos de plantas muito comuns em alguns projetos como o de legalização, reforma, usucapião e licenciamento.
Regras da ABNT
A setorização visa agrupar ambientes e espaços do programa de necessidade que sejam coesos de alguma maneira entre si, diminuindo a complexidade do projeto. A organização dos fluxos e hierarquia de espaços deve ser levada em conta na hora de organizar os diferentes setores em um partido arquitetônico.
PLANTA BAIXA: É o desenho do piso de uma casa, não quer dizer necessariamente que do piso que você irá colocar. Mas sim, da visão que você ver de cima da casa, com os pontos dos cômodos da casa no terreno. PLANTA ALTA: Se refere-se a planta da fachada da casa.
Planta baixa é o nome que se dá ao desenho de uma construção feito, em geral, a partir do corte horizontal à altura de 1,5m a partir da base. ... Nos demais pavimentos, recomenda-se utilizar apenas a palavra "planta" e indicar o andar, pavimento, nivel ou outra convenção de diferenciação.
A planta baixa é um desenho técnico em escala que mostra as paredes e cômodos de uma estrutura como se fossem vistos de cima. A representação é feita a partir de um corte imaginário à altura de 1,50m do piso. Esta medida é utilizada pois é capaz de abranger as aberturas de portas e janelas, por exemplo.
A planta baixa é um desenho em escala que mostra a relação entre quartos, espaços e características físicas vistas de cima. Uma planta baixa também pode ser chamada de planta de casa, planta arquitetônica, desenho arquitetônico, ou simplesmente planta.
Planta baixa é o desenho de uma construção que específica o posicionamento e tamanho de cada ambiente em uma área. Em geral, ela é feita a partir de um corte imaginário à altura de 1,50 m do piso.
Numa atividade de recorte e colagem, os estudantes deverão observar a representação da casa (visão vertical) na planta baixa e reconhecer as ilustrações.
Numa visão vertical (também chamada aérea), podemos observar melhor a organização do espaço - distribuição das residências de uma cidade, localização das fábricas, dos campos agrícolas, tipo de arruamento, áreas de lazer, reservas ambientais etc.. Quanto mais nos aproximamos do chão, mais detalhes temos do lugar.
Planta é a projeção de um objeto, ou de um espaço arquitetônico, que foi cortado por um plano secante, a fim de mostrar o seu interior. Não confundir com a vista ortogonal superior, que mostra o objeto na íntegra.
A melhor maneira é com uma fita métrica: vá medindo pelos rodapés das paredes até completar a volta. Em seguida desenhamos em “escala” o resultado dessas medidas numa folha de papel em branco. A escala pode ser feita de 1 para 50, ou seja, cada metro de parede será desenhado como 2 cm.
Exemplo: Um desenho de uma planta baixa de uma residência representado na escala 1:50, significa que em cada 1 cm no papel equivale a 50 cm na medida real ou 0,5 m (medida real da residência). A medida real da residência será cinqüenta vezes maior que sua representação em planta.