O motor de combustão ou de explosão funciona em quatro tempos: entrada da mistura combustível-ar, compressão dessa mistura, explosão e escape dos gases formados.
O motor a diesel é uma máquina que transforma energia térmica em mecânica. Seu funcionamento começa com a ignição do motor. ... Devido à compressão do ar, a temperatura na câmara se eleva, ocorrendo a combustão de tal modo que atinja o ponto de auto-inflamação do combustível.
Enquanto em motores a gasolina e álcool a combustão ocorre por meio de uma faísca produzida pela vela de ignição, no motor a diesel a queima do combustível ocorre a partir do calor liberado quando o ar é altamente comprimido na câmara de combustão, o que inflama o diesel em vez de usar uma vela de ignição.
O processo O sistema é definido como a massa de ar que é extraída da atmosfera para dentro do cilindro, comprimida pelo pistão e aquecida pela faísca de ignição injetada pelo combustível, permitindo expandir a medida que comprime o pistão, e finalmente exaurir o ar de volta para a atmosfera.
A auto-ignição ocorre quando a energia liberada em forma de calor é maior do que o calor perdido para o entorno, resultando no aumento da temperatura da mistura, que por sua vez aumenta exponencialmente as velocidades das reações químicas.
Os motores de combustão interna podem ser divididos em motores de ignição por centelha, que requerem velas de ignição para iniciar a combustão, e motores de ignição por compressão, que é o caso dos motores diesel. Nestes últimos, a mistura ar/combustível é comprimida até que a ignição aconteça espontaneamente.
Significado de Ignição substantivo feminino Estado dos corpos em combustão. Inflamação da mistura combustível nos cilindros dos motores de explosão, e também o sistema elétrico que regula essa inflamação.
Tipos de motor A maioria dos motores possuem uma vela de ignição por cilindro, todavia, há casos em que se utilizam duas velas de ignição por cilindro como é o caso da série de motores Alfa Romeo Twin Spark engine.
Utilizando o exclusivo sistema i-DSI, de duas velas por cilindro, o controle de ignição, normalmente feito por uma vela em cada cilindro, é efetuado por duas velas em cada cilindro, totalizando oito pontos de ignição no caso de motores de quatro cilindros.
A vela de ignição recebe uma tensão que pode variar de 20 mil a 100 mil volts. Essa voltagem provém da bobina, a qual a vela está conectada através de um cabo blindado. Por meio de uma peça chamada de distribuidor a centelha surge na ponta da vela, que está então no interior da câmara de combustão.
Três sinais de desgaste nas velas de ignição