Química. Ácido clorídrico é um hidrácido com alto potencial de ionização, é um líquido de aspecto amarelado, altamente corrosivo e tóxico. É utilizado em diversos processos industriais, como a fabricação de produtos de limpeza e de cloridratos farmacêuticos, em alimentos e em processos siderúrgicos.
Ácido cloroso é um composto químico. É um ácido fraco de fórmula HClO2.
1.
Oxiácidos são os ácidos que têm o elemento oxigênio na sua estrutura molecular, temos como exemplo o HNO3 (Ácido Nítrico) ; H2SO4 (Ácido Sulfúrico) ; etc... Hidrácidos são ácidos que não possuem o elemento oxigênio na sua estrutura molecular, temos como exemplo o HCl (Ácido Clorídrico) ; HBr (Ácido Bromídrico) ; etc...
Ácido forte: aquele que tem quantidade igual ou acima de 50% de suas moléculas ionizadas em meio aquoso. Ácido moderado (ou semiforte): a ionização ocorre entre 5% a 50% das moléculas do ácido. Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas.
Reação de neutralização ácido-base: a principal reação de formação de um sal é a reação de neutralização entre um ácido e uma base.
Resposta. HNO2 é um ácido, ácido nitroso.
Sais se definem como toda substância que, em solução aquosa, sofre dissociação liberando um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Essa definição é apropriada e ajuda no discernimento das funções inorgânicas (ácidos, bases, sais).