Implantes osseointegrados são componentes normalmente na forma de um parafuso, produzidos em titânio e introduzidos cirurgicamente nas áreas desdentadas e, sobre eles, são instalados dentes que podem ser em porcelana, resina ou qualquer tipo de material estético semelhante a um dente natural.
Alguns Implantes Dentários são feitas de outros metais, tais como aço, ouro, platina e liga de paládio. No entanto, o titânio e suas ligas ter substituído a maioria destes metais e são utilizados como o material predominante para implantes dentários modernos.
E também algumas falhas no planejamento ou execução do Cirurgião-Dentista também podem provocar a perda do implante: – Falha no planejamento: Uma má avaliação da qualidade óssea do paciente, por exemplo, pode fazer com que o osso não consiga suportar o implante e, em casos mais sérios, pode até apresentar rachaduras.
Trauma oclusal Quando o paciente faz o tratamento de implante dentário, ocorre uma mudança na mordedura, gerando uma força maior sobre as próteses e, consequentemente, sobre os implantes. Isso leva a um trauma oclusal, fazendo com que haja perda óssea na região e, consequentemente, perda do implante.
Como surge a periodontite Após anos de gengiva inflamada (resultado da gengivite), os danos se estendem para o periodonto, tecido que fica entre os dentes e a mandíbula. Com isso, o dente vai perdendo o suporte e uma hora cai.