Para realizar a retificação da RAIS, é necessário ter mãos todas as informações que serão atualizadas e o ano-base que será corrigido. Ao entrar no site da RAIS, selecione a opção: DECLARAÇÃO JÁ ENTREGUE e em seguida, uma das opções disponíveis, que pode ser referente ao ano anterior ou antecessores.
Contatem as empresas envolvidas e solicitem a retificação da RAIS, por escrito e mediante protocolo/recibo da empresa. Se dentro de um prazo razoável, um mês por exemplo, nada tiver sido feito, cabe ação judicial para resolver o problema. Conforme Súmula 300, do TST, é de competência da Justiça do Trabalho.
Os trabalhadores podem consultar se a informação foi prestada por sua empresa no endereço: http://rais.gov.br/sitio/consulta_trabalhador_identificacao.jsf.
Você pode não ter cumprido requisitos ano-base: O PIS sempre foi pago baseado no ano anterior em que o funcionário trabalhou de carteira assinada. ... Uma das razões para não se ter informação da sua RAIS, é que o pagamento de 2017 está usando como base o ano de 2015, e não o ano de 2016.
- O servidor deverá comparecer a uma agência do Banco do Brasil e solicitar a atualização cadastral e/ou unificação cadastros, de posse dos documentos originais:
Clique em “PIS”, seguido do acesso ao campo “consulte pagamento”. Assim que esta aba abrir, você será redirecionado para uma nova página em que seus dados serão apresentados para que você verifique. Neste momento, você fica livre e pode realizar a atualização de seu cadastro do PIS.
Site Caixa
No entanto, caso queira apenas alterar ou atualizar seu cadastro, é possível fazer isso no site do FGTS na Caixa, basta:
Clique no nome do usuário para abrir a página da conta. Clique em Dispositivos gerenciados. Excluir a conta permanentemente ou Excluir o dispositivo permanentemente. Excluir a conta permanentemente ou Excluir o dispositivo permanentemente.