Esses diferentes tipos de ossos estão ligados uns aos outros por meio das articulações ósseas, que podem ser móveis, como as do joelho, ou fixas (não permitindo a movimentação), como as dos ossos do crânio.
O lugar onde dois ou mais ossos se unem é chamado de junta, que normalmente permite o movimento dos ossos envolvidos. No entanto, o movimento é coordenado pelos ligamentos (grupos de tecidos fibrosos), que se conectam aos ossos, e pela cartilagem (tecido elástico), que reveste as extremidades dos ossos.
O esqueleto de um indivíduo adulto é constituído por 206 ossos que variam em forma e tamanho, e algumas estruturas associadas como cartilagens, tendões e ligamentos. Em nosso esqueleto, o local onde dois ossos fazem contato é chamado de junta óssea ouarticulação.
Os ligamentos são estruturas resistentes, entretanto, pouco elásticas, formadas por tecidos conjuntivos fibrosos esbranquiçados (presença de colágeno), os quais possuem a função de unir dois ou mais ossos estabilizando e protegendo as articulações do corpo, de modo a evitar o deslocamento dos ossos agindo, assim, como ...
Esse tendão é muito importante para o impulso durante a caminhada e corrida, para arrancadas e também atua na absorção do impacto após saltos. A inflamação do tendão de Aquiles (tendinite) é uma queixa comum em corredores, saltadores e indivíduos que praticam atividade física somente nos finais de semana.
O tratamento para a inflamação do tendão de Aquiles geralmente é feito com uso de compressas de gelo no local da dor, durante 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia, repouso das atividades e uso de sapato fechado, confortável e sem salto, como um tênis, por exemplo.