A economia do Amazonas tem como principal representante o setor primário. Apesar da existência do pólo industrial da Zona Franca de Manaus, a principal atividade econômica do Estado do Amazonas está vinculada às atividades primárias, que correspondem, em geral, a uma produção que agrega pouco valor no produto.
O extrativismo mineral e vegetal é a principal atividade econômica da região Norte. O Amazonas e o Pará são os estados mais ativos da região, em relação a economia. O Amazonas é destaque na extração de petróleo em terra firme e em produção de gás e o Pará é destaque na produção de grande parte do minério de ferro.
A floresta Amazônica representa um terço das florestas tropicais do mundo, desempenhando papel imprescindível na manutenção de serviços ecológicos, tais como, garantir a qualidade do solo, dos estoques de água doce e proteger a biodiversidade.
A economia amazonense é diversificada, composta por polos agropecuários, indústrias (alimentos, bebidas, construção civil, eletroeletrônicos, duas rodas, naval, mecânica, siderúrgica, petroquímica, plástica e termoplástica), bem como o setor terciário (comércio, comunicação, transportes, turismo, ecoturismo na Amazônia ...
Principais produtos importados de Manaus
Resposta. Resposta: banana, madeira, melancia, guaraná, borracha, castanha-da-amazônia, tucumã, cacau, graviola, pupunha, cupuaçu, essências, óleos de copaíba, andiroba, piaçava, coco, açaí e bacuri.
As principais atividades econômicas desenvolvidas no Meio-Norte são o extrativismo mineral e vegetal, agricultura comercial, pecuária extensiva, turismo e serviços.
As principais atividades econômicas desenvolvidas na Região Sudeste são:
As principais atividades econômicas da região norte são: Indústria,extrativismo vegetal,e pecuária bufalina.
Outros números relevantes que foram abordados no relatório foi a quantidade total de bovinos agrupados por unidade federativa, e o estado que detém o maior rebanho bovino do país o Mato Grosso com quase 30 milhões de cabeças, seguido por Goiás e Mato Grosso do Sul.