Classificação dos polissacarídeos De acordo com a sua estrutura, os polissacarídeos são classificados em: Homopolissacarídeos: apresentam um tipo de monossacarídeo. Exemplos: amido, celulose, glicogênio, pectina, quitina e tunicina. Heteropolissacarídeos: apresentam dois ou mais tipos de monossacarídeos.
Entre suas funções estão: fornecer energia as células, além de ser armazenada em órgãos como os músculos e o fígado na forma de glicogênio. Pode ser encontrada em xaropes de mel e milho, além de frutas maduras.
Também conhecido como biose, um dissacarídeo é uma forma de carboidrato de digestão rápida que o corpo usa para obter energia imediata. Esse açúcar é criado quando dois monossacarídeos se unem e produzem uma reação na qual uma molécula de água é expelida e possui muitas propriedades semelhantes a um monossacarídeo.
Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia. São também responsáveis por atividades corriqueiras como andar, correr e trabalhar. Seu consumo é vital para a nossa existência. Desempenha diversas funções em nosso organismo, entre elas a nutrição das células do sistema nervoso central.
Os carboidratos são nutrientes que representam importante fonte de energia para nosso organismo. Desempenham diversas funções em nosso organismo, entre elas, a nutrição das células do sistema nervoso central.
Os carboidratos apresentam como principal função a função energética. Entretanto, os carboidratos possuem funções que vão além de garantir a energia para as células, estando eles relacionados também com a estrutura dos ácidos nucleicos e funções estruturais, por exemplo.
O carboidrato tem várias funções no organismo, como: ser o nutriente responsável para elevar os níveis de glicogênio antes do exercício, fornecer energia durante, além de ser fundamental na recuperação pós treino; preserva massa muscular por repor os estoques de glicogênio; além de ser o único nutriente usado como ...
Carboidratos, lipídios e proteínas são macronutrientes presentes nos alimentos para o fornecimento de energia utilizada para as funções vitais do organismo como: respiração, circulação, síntese proteica, renovação celular e trabalho físico .
Os carboidratos são nosso principal combustível. O corpo transforma o amido em açúcares e os absorve na corrente sanguínea, criando a glicose. Isso se converte em energia de que precisamos para manter nossos corpos e cérebros ativos para fazer tudo, desde respirar até fazer exercícios.
Os carboidratos cumprem função energética e participam da formação de estruturas. Os lipídios são responsáveis pelo armazenamento de energia e são componentes celulares. Já as proteínas são responsáveis por grande parte do metabolismo celular e pelas defesas do organismo.
As proteínas são nutrientes essenciais e tem diversas funções necessárias em nosso organismo. Diversos tecidos humanos como ossos e músculos são feitos de proteína, são importantes para a imunidade e reações químicas do nosso organismo (anticorpos e enzimas são feitos de proteína).
Os músculos, hormônios, tecidos, pele e cabelo, por exemplo, tem participação essencial da proteína na sua formação e estrutura. Ela também é eficiente na produção de neurotransmissores e anticorpos, e na reposição do gasto energético das células. Ela também atua no controle do metabolismo energético.
As enzimas são proteínas que catalisam reações químicas as quais ocorrem em seres vivos. Elas aceleram a velocidade das reações, o que contribui para o metabolismo. Assim, elas podem participar várias vezes do mesmo tipo de reação, em um intervalo de tempo pequeno. ...
O professor de biologia do cursinho pH, Cicero Melo, dá uma aula sobre afinidade enzimática. Para encontrá-la é necessário chegar ao Km, que é a concentração do substrato para qual a velocidade da reação é a metade da velocidade máxima.