Selo mecânico nada mais é que um dispositivo mecânico de forma cilíndrica, que envolve, em sua composição, alta tecnologia e alta performance, eliminando e prevenindo vazamentos de fluídos, gases ou líquidos sob pressão na caixa de selagem ou câmera do selo, de bombas centrífugas, hidráulicas e reatores, onde o eixo ...
Pra ter uma pequena ideia disso: Gaxetas e selos mecânicos funcionam com base em um “vazamento controlado”, onde o próprio fluído, ao vazar, proporciona a lubrificação necessária ao funcionamento da rotação do eixo com as faces de contato do elemento selante.
Define-se a gaxeta convencional como sendo um anel usualmente de borracha com lábio ou lábios que fazem a vedação de sistemas hidráulicos e/ou pneumáticos. É denominada de vedador automático por sua capacidade de vedar com a própria pressão exercida contra a parede do cilindro da haste ou do embolo.
Elementos de vedação são peças que impedem a passagem de fluidos de um ambiente para outro e evitam que esse ambiente seja poluído por agentes externos. Na mecânica, são elementos destinados a proteger máquinas ou equipamentos contra a entrada e a saída de líquidos, gases e sólidos particulados (pó).
Os elementos de vedação são utilizados como barreira para impedir a entrada ou saída de substâncias ou materiais específicos de um sistema mecânico, como: água, óleo, ar, poeira e graxa. Os elementos mais comuns dessa classe são os retentores e juntas; selos mecânicos; gaxetas e anéis de vedação.
Vedação é o processo usado para impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro.
Há vários outros tipos de sistemas construtivos, cada um se adequando a situações diferentes. O importante na hora da escolha é pesquisar muito sobre o sistema e verificar suas vantagens e desvantagens.
Está pensando em construir ou reformar? Conheça as opções de arquitetura em alta no momento e entenda mais sobre esse assunto.
Conheça alguns estilos de decoração: