Batismo, confirmação, sacramento, ordenação ao sacerdócio e casamento eterno. Baseada na expiação de Jesus Cristo. Fé, arrependimento e batismo são os primeiros princípios e ordenanças do evangelho. Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor e revelação moderna recebida através do profeta.
O Anabatismo foi um movimento religioso surgido com as Reformas Protestantes do século XVI, inspirado nas ideias de Martinho Lutero, que foram desenvolvidas contra o poder religioso, social e político da Igreja católica.
Em 20 de maio de 1527, autoridades da Igreja Católica Romana executaram Michael Sattler. O rei Fernando declarou afogamento (chamado "terceiro batismo") o melhor antídoto para anabatistas.
A revolta camponesa assumiu um caráter ultrarradical, exigindo, entre outras coisas, a abolição da servidão nos campos e a divisão comunitária das terras. Lutero, mais uma vez, manifestou-se contra a ação dos camponeses e repreendeu fortemente Müntzer, que, por sua vez, chamou-o de “Doutor Mentiroso”.
Resposta. Os anabatistas desconsideravam o batismo catolico quando os batismo dos protestantes luteranos.
Os menonitas acreditam que a igreja deve ser formada a partir de membros batizados voluntariamente. Isso não era tolerado pela maioria dos Estados, nem pela igreja católica nem pela igreja protestante oficial da época.
São eles: luteranos, presbiterianos, congregacionais, batistas, metodistas e adventistas.
Os livros do Novo Testamento Atos dos Apóstolos e Epístola aos Gálatas registam que a primeira comunidade da igreja cristã foi centrada em Jerusalém e tinha entre seus líderes Pedro, Tiago, João, e os apóstolos.