As infeções agudas das vias respiratórias inferiores incluem a pneumonia (infeção dos alvéolos pulmonares), bem como infeções que afetam as vias respiratórias, como a bronquite aguda e a bronquiolite, gripe e tosse convulsa. São a principal causa de doença e mortalidade de crianças e adultos em todo o mundo.
As infecções respiratórias agudas podem ser classificadas segundo sua localização anatômica em: infecções das vias aéreas superiores, que compreendem rinofaringite, faringite e amigdalite, otite média, sinusite e laringite; e infecções das vias aéreas inferiores, tais como bronquite, bronquiolite e as pneumonias.
29 de julho de 2016. O número de trabalhadores da mineração que sofrem com a silicose (doença respiratória que causa fibrose pulmonar pela inalação de partículas contendo dióxido de silício e poeiras minerais), chega a 500 mil nas empresas de extração mineral e garimpo.
Assim, ao trabalhar, a pessoa inspira essas substâncias e, com o passar do tempo, pode ocorrer fibrose pulmonar, dificultando expansão dos pulmões e resultando em complicações respiratórias, como bronquite ou enfisema crônico.
As Pneumoconioses mais importantes são aquelas causadas pela poeira de sílica, configurando a doença conhecida como Silicose, e aquelas causadas pelo asbesto, configurando a Asbestose. polimentos e limpezas de pedras etc. Os sintomas, normalmente, aparecem após períodos longos de exposição, cerca de 10 a 20 anos.
Asbestose é uma doença pulmonar causada pela aspiração de fibras de asbesto, também conhecido como amianto, que pode levar à falência respiratória, câncer de pulmão e ao mesotelioma maligno.
Saturnismo - Intoxicação pelo chumbo; • Silicose - Provocada pela poeira da sílica; • Benzenísmo - mielotóxico, cancerígeno; • Asbestose - exposição ao amianto; Dermatoses - cimento, borracha, derivados do petróleo, cobalto. Tratar das condições de Segurança e Medicina do Trabalho.
Baritose é uma pneumoconiose, doença ocupacional do pulmão, causada pela exposição prolongada ao pó de bário, geralmente sulfato de bário.
A antracose pulmonar (deposição de carvão no parênquima pulmonar, geralmente contido no citoplasma de macrófagos) é frequentemente observada em animais que habitam ambientes urbanos, ou que convivem com fumadores, respirando ar que apresenta maior concentração de partículas poluentes.
A silicose é uma pneumoconiose (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões) causada pela inalação de partículas de sílica. A sílica (ou óxido de silício) é o principal componente da areia e matéria prima para a fabricação do vidro e do cimento.
A silicose crônica causa uma fibrose progressiva dos alvéolos pulmonares, o que leva a dificuldades respiratórias e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas e, muitas vezes, incapacitando o trabalhador.
Silicose caracteriza-se pela formação de protuberâncias (nódulos) e tecido fibroso nos pulmões. É a mais antiga doença pulmonar ocupacional conhecida e é causada pela exposição a partículas inaladas de sílica, principalmente a partir de quartzo nas rochas, areia e substâncias similares.
A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão. Provoca, na sua forma aguda, dificuldades respiratórias, febre e cianose.
Tratamento de Silicose
A asma ocupacional é um estreitamento reversível das vias aéreas causado pela inalação de partículas ou de vapores relacionados ao trabalho e que atuam como irritantes ou causam uma reação alérgica. A asma ocupacional pode causar falta de ar, sensação de pressão no tórax, respiração ruidosa e tosse.
Atopia e tabagismo são fatores de risco importantes na asma ocupacional IgE dependente. A maioria dos trabalhadores expostos ao psílio que desenvolveram asma eram atópicos.
J45 - Asma