As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.
A compartimentalização da célula eucariótica permite que diversos processos celulares ocorram simultaneamente e em locais diferentes da célula. ... Além disso, a existência de compartimentos na célula eucariótica permite um aumento da superfície de contato da membrana celular a fim de obter mais nutrientes.
A compartimentalizacão permite um grau maior de organização celular e controle do metabolismo, ou seja: contribuí para que se possa determinar em que local e em que momento cada reação deve ocorrer no interior de cada célula.
A bicamada de fosfolipídeos, a unidade estrutural básica de todas as membranas, é um folheto lipídico em duas dimensões com uma face hidrofílica e outra hidrofóbica que é impermeável a moléculas solúveis em água e ions, funcionando como BARREIRA SELETIVA.
Fosfolipídios
A estrutura da célula é composta por três partes, a saber: membrana celular, núcleo e o citoplasma. Porém, as duas regiões principais é o núcleo e o citoplasma. ... Sua função é a de manter a consistência e a forma da célula e também armazenar certos tipos de substâncias que são indispensáveis à vida.
É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Essa informação, no entanto, é incorreta quando analisamos alguns tipos de células. Todas as células possuem membrana plasmática e citoplasma, mas o núcleo é estrutura ausente em células procariontes.