Quais so as costelas falsas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As costelas falsas (vertebrocondrais) consistem nas costelas VIII, IX e, às vezes, a X, nas quais suas cartilagens unem-se à cartilagem das costelas acima delas, portanto, a conexão com o esterno é indireta.
O que é costela humana?
Osso longo que faz parte da caixa torácica. Existem doze costelas de cada lado do tórax, ligadas anteriormente ao esterno pelas respetivas cartilagens e, posteriormente, às vértebras.
Como funciona a costela?
As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins. Consiste em um arcabouço formado por 12 pares de ossos.
Quais são as costelas verdadeiras falsas e flutuantes?
A caixa torácica é o conjunto de 12 pares de costela. Desses 12 pares de costelas 7 são verdadeiras, 3 são falsas e 2 são flutuantes.
Porque tem o nome de costelas falsas?
As costelas falsas ou vertebrocondrais são a oitava, a nona e a décima costelas. Recebem esse nome por estarem ligadas apenas indiretamente ao osso esterno. Suas cartilagens são fixadas às cartilagens das costelas imediatamente superiores a cada uma.
Qual é a diferença entre costelas verdadeiras e costelas flutuantes?
Costelas verdadeira são os 7 pares que se articulam diretamente ao esterno. Costelas verdadeira são os 7 pares que se articulam diretamente ao esterno. E as flutuantes são chamadas assim poque não se conectam com o esterno.