Regiões Hidrográficas do Maranhão
Bacia do Alto Jaguaribe
Entre os principais rios do Estado se encontra o Parnaíba, dividido como Piauí na região fronteiriça entre os dois Estados. Outros rios que banham o território do Maranhão são o Gurupi (zona de fronteira com o Pará), o Tocantins (zona de fronteira do Maranhão comTocantins), Turiaçu, Itapecuru, Pindaré, Grajaú e Mearim.
rio Itapecuru
Itapecuru
Explicação: Porque os rios do Maranhâo tem grande potencial para usinas Hidrelétricas e os rios do Ceará são formados por planices é podem ser usados para transportar mercadorias e pessoas.
Serra da Menina
1.
Santa Rita
O rio Itapecuru é um curso d'água brasileiro que banha o estado do Maranhão. Com 1.
Serra Crueiras
Chapada Diamantina
A serra Crueiras é um contraforte montanhoso do estado brasileiro do Maranhão. Na região encontram-se as nascentes do rio Itapecuru.
Baía do Arraial
O rio nasce a uma altitude de 500m, no sul maranhense, e, ao longo de seus 1.
Baía do Arraial
O topônimo Itapecuru tem vários significados. Para alguns, quer dizer púcaro de pedra; para outros, pedra comprida ou larga em que se armam ciladas e, ainda, caminho de muita pedra. Distrito criado com a denominação de Itapucuru-Mirim, pela provisão régia de subordinado ao município de São Luís.
Foi elevada à categoria de Cidade em 1870. O topônimo Itapecuru tem vários significados. Para alguns, quer dizer púcaro de pedra; para outros, pedra comprida ou larga em que se armam ciladas e, ainda, caminho de muita pedra. Itapecuruense é o gentílico do Município.
Itapecuru-Mirim
Prefeito
José Joaquim Ferreira Machado, o seu titular. Aos contrários à tese de se criar municípios, em 1820 a província do maranhão contava com 12 vilas. Uma delas era a vila do Urubu (atual município de Codó).
Maranhão
Maranhão