Tipos de pinças cirúrgicas e suas funções
As pinças de dissecção são usadas para segurar uma parte do tecido, facilitando a ação de outros instrumentos, como o bisturi e a tesoura.
São considerados instrumentos para a prensa ou preensão todos aqueles direcionados à função de pinçar e prender órgãos viscerais. ... A pinça Rochester é, em geral, mais indicada em procedimentos em que o pinçamento envolve estruturas mais grosseiras, em que há a necessidade de um instrumento mais robusto.
Evitando a contaminação e isolando o sítio cirúrgico. A pinça de Cheron é utilizada para realização da anti-sepsia do paciente por possuir hastes longas, assegurando que o instrumentador não se contamine.
Material utilizado para diérese: (1) bisturi, (2) tesoura de Mayo curva, (3) tesoura de Mayo reta, (4) tesoura para fios, (5) tesoura de Metzenbaum e (6) tesoura de Potts. Figura 6: Disposição dos instrumentos e da equipe cirúrgica em uma laparotomia supra-umbilical realizada por cirurgião destro.
Porta agulha é um instrumento cirúrgico usado para segurar uma agulha enquanto é feita a sutura de tecidos em cirurgias.
Porta Agulha Mayo Hegar 14cm Instrumento cirúrgico usado para segurar uma agulha enquanto é feita a sutura de tecidos em cirurgias.
PORTA AGULHA MATHIEU, confeccionado em aço inox, , embalado individualmente em plástico, constando externamente os dados de identificação e procedência. Serve para prender agulha de sutura, cabo tipo tesoura com cremalheira.
A anestesia divide-se em três fases: indução anestésica, trans-operatório e recuperação pós-anestésica. 1. Indução anestésica – é a fase que o paciente vai receber os primeiros medicamentos para o início da cirurgia.
Os componentes de uma anestesia geral são a analgesia, hipnose, controle dos reflexos autonômicos e relaxamento muscular. Na atualidade para realização de uma anestesia geral utiliza-se comummente: hipnóticos visando inconsciência, amnésia (Propofol)
Anestesia geral Refere-se a um estado de inconsciência reversível, imobilidade, analgesia e bloqueio dos reflexos autonômicos obtidos pela administração de fármacos específicos (via inalação ou endovenosa).
Alguns pessoas podem apresentar efeitos colaterais durante a realização da anestesia ou até algumas horas depois, como enjoo, vômitos, dor de cabeça e alergias ao princípio ativo da medicação.
Um dos medicamentos anestésicos mais utilizados na anestesia geral é o Propofol (Provive). Comercialmente conhecido por Diprivan, o fármaco é muito utilizado na realização de cirurgias e outros procedimentos dolorosos, deixandoo paciente inconsciente e sedado.
Vantagens da anestesia geral injetável: - praticidade: emprega-se equipamentos simples, entre eles agulha, seringa, catetr, bolsa de soro, esparadrapo, bomba de infusão e anestésicos. - rápida indução anestésica: de forma segura e estável. - custo razoável.