Segundo BARBOSA (1994:121), os tipos de leitura dividem-se essencialmente em, leitura de informação – na qual destina-se basicamente no conhecimento de determinado conteúdo por parte do leitor, sem uma preocupação com a retenção da informação; leitura de consulta – aquela dirigida para situações emergentes e imediatas, ...
Já falei sobre os elementos básicos da composição visual aqui. Sabemos que esses elementos são capazes de comunicar sentimentos, e isso ajuda na interpretação da obra. OBJETIVA (ou visual): descreva o que todo mundo vê, sem especulações. SUBJETIVA (ou simbólica): descreva o que você sente ao visualizá-la.
Com base no seu conhecimento de arte, fale um pouco sobre a obra em si. Descreva o meio usado e a composição, bem como elementos como linhas, cores, texturas e formas. Nas suas próprias palavras, discorra sobre o significado da obra.
Leitura interpretativa: cada espectador coloca o que pensa sobre a obra que está vendo, pois cada ser humano percebe, vê e sente uma obra de Arte de acordo com sua história de vida, com o que já sabe e conhece sobre arte.
O processo de uma análise de obra de arte envolve seu avaliador, seu conhecimento prévio, experiência e sensibilidade, juntamente com conhecimento prévio sobre aquele tipo de obra de arte e o artista.
primeiro : leia as informações do rodapé da obra (os créditos): título, autor, época, dimensão e técnica. O título quase sempre já é uma indicação do tema da obra, mas muitas obras simplesmente não tem título (lê-se Sem Título), justamente pra não influenciar sua interpretação,e aí é preciso pesquisar um pouco mais.
Qualquer pessoa pode apreciar a arte com um pouco de tempo e esforço. Aprender sobre o contexto de uma obra, entender o ofício e usar a sua imaginação para criar sua própria interpretação pode ajudá-lo a apreciá-la um pouco mais!
Principais características de uma obra de arte: - Desperta algum tipo de sentimento e experiência sensorial no espectador. - É marcada por informações estéticas ou conceituais. - É realizada de forma manual. - Apresenta características da época ou do movimento artístico do qual o artista faz parte.
Como analisar uma pintura.
A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma pastosa, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas. Em um sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou afrescos).
Em outras palavras, uma boa obra de arte é aquela que te desperta um desejo incontrolável de reflexão, que você simplesmente não pode tirar os olhos. Algo que desperta os seus sentimentos mais profundos e abre a sua mente para novos insights. Fotografia, outra forma de arte.
Resposta. Resposta: Obra de arte pode ser definida como uma criação humana com objetivo simbólico, belo ou de representação de um conceito determinado. Como exemplos de obras de arte, podemos citar: esculturas, pinturas, poemas, arquitetura, filme, música, artefato decorativo, etc.
"Obra de arte pode ser definida como uma criação humana com objetivo simbólico, belo ou de representação de um conceito determinado. Como exemplos de obras de arte, podemos citar: esculturas, pinturas, poemas, arquitetura, filme, música, artefato decorativo, etc."
Resposta. Uma obra de arte se difere de um objeto comum. O objeto comum possui apenas uma função prática e útil na sociedade e, geralmente, é produzido em série por indústrias. Porém, existem obras de arte que também podem apresentar uma utilidade prática.
Resposta. Obra de arte é uma criação humana com objetivo simbólico, belo ou de um conceito determinado. Exemplos de obras de arte são: pinturas, esculturas, poemas, filmes, músicas, artefatos decorativos e etc.
As 17 pinturas mais famosas do mundo
Representar a realidade é representar descrever como é os dias atuais, fazer um desenho e neste demonstrar o que está acontecendo com a população, na atualidade.
A representação da realidade pelas obras de artes na maior parte do tempo, ao invés de tornar presente o que já existe, apresenta o que está ausente, ou configura um equi- valente visual do que é inteligível por meio de valores simbólicos ou de alegorias.
verbo transitivo direto Mostrar claramente: representar uma ideia, um conceito. Reproduzir a imagem de; retratar, refletir: representar a natureza. Ter como sentido, significado; significar: o lucro representa o capitalismo.
Diferentemente de outros meios de comunicação e expressão, a arte torna a vida e o cotidiano rico em significados, mesmo quando não há uma consciência clara disso. Há estudiosos que veem na obra de arte uma manifestação pura e simples da sensibilidade do artista. ...
Para o indivíduo, os benefícios de intervenções artísticas públicas em determinada área podem ser vistos na saúde, no desenvolvimento cognitivo e psicológico e nos laços interpessoais. Já para a comunidade, a arte pública promove o desenvolvimento econômico, cultural e social.
Por meio do estudo da Arte é possível fazer uma ressignificação da realidade, uma vez que, a troca de experiências que ocorre no ambiente escolar mostra que cada indivíduo compreende a mesma coisa de maneira diferente, construindo o próprio conhecimento, isto é, seu ponto de vista.