De qualquer forma, entender o conceito vai ajudar você a escolher melhor as lâmpadas de LED. Portanto, quanto maior a temperatura em Kelvin indicada na lâmpada, mais fria será sua cor (azulada). Quanto menor a temperatura em Kelvin, mais quente será a cor irradiada (amarelada).
Temperatura cor de quente no ambiente Para ambientes que necessitam de uma iluminação com temperatura mais quente, o ideal é utilizar entre 2700K a 3000K. Geralmente a temperatura de luz com nível mais baixo de luminância tem como conceito a sofisticação e o aconchego.
Para medir essa temperatura, é utilizada a escala Kelvin, em que são apresentados diferentes comprimentos de onda de luz. O extremo inferior dessa escala corresponde à luz quente, intensa, de cor vermelho-alaranjado. Já o extremo oposto, corresponde à luz fria, de tons neutros e azulados.
A luz solar é a nossa principal fonte e tendo ela como base podemos perceber que a sua temperatura sofre variações de “cor” durante o dia. Ao meio dia por exemplo a luz é mais branca ou fria, tendo por volta de 5500K. Já no início da manhã e no final da tarde, a luz emitida pelo sol tem uma aparência mais “quente”.
São as lâmpadas, as velas, etc. As fontes de luz frias possuem temperatura de cor de até 5600 K. São os monitores, o Sol, etc. O ideal em uma residência é variar a temperatura da luz entre 2700K e 5000K.
Em vista disso, podemos fazer um intervalo que agrupe as temperaturas de cor da seguinte forma: Valores mais baixos, de até 3.
São as luzes amareladas que possuem menor índice de graus Kevin. Elas transmitem sensação de relaxamento, descanso, aconchego e tranquilidade. Onde usar: quartos, sala de jantar, de estar e de TV.
Indicamos este tipo de luz, para ambientes onde são realizados trabalhos manuais que requerem maior atenção, tais como: Cozinha, Banheiro, Escritório, Consultório e Comércio em Geral.
Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanço para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.
Branco quente – se refere ao tom mais avermelhado – produz maior relaxamento- lâmpadas 2700~3200K, cor similar às lâmpadas incandescentes. Branco frio – se refere ao tom mais claro do amarelo ao branco que é a cor mais fria – maior atividade – lâmpadas 5500~6500K , cor similar às lâmpadas fluorescentes.
Para mayor comodidad, la luz cálida le permite relajarse y reponer su energía. Para conforto, a luz quente permite que relaxe e repõe a sua energia.
Quando falamos em luz quente e luz fria estamos nos referindo à lâmpadas brancas quentes e frias. ... A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K.
As cores da lâmpada são indicadas por temperatura de cor, medidos em Kelvin (K). ... Geralmente, as Lâmpadas LED vão de 3000K a 6500K, sendo que a de 3000K é a mais amarela, e, a de 6500K é a mais branca.
Branco Frio (6000-7000 Kelvin): comparável às lâmpadas fluorescentes e de alta potência (lâmpadas de mercúrio ou vapor metálico) utilizadas em indústrias, comércios e tipicamente nos hospitais e drogarias.
A temperatura mais indicada para o quarto é o branco quente, que varia de 2.
Melhor plafon para quarto Além de decorar, quando se fala em plafon para quarto, deve-se levar em consideração a iluminação. A recomendação é que nos quartos utilize os plafons com luz indireta, porque eles trazem mais conforto proporcionado um espaço mais aconchegante.
Assim, quanto maior o ambiente, maior deve ser o plafon para acomodar uma quantidade maior de lâmpadas. Além disso, há a questão estética. Fica muito esquisito um plafon pequeno “perdido” no meio de um teto enorme. Se a sua sala mede 3m x 4m = 12m2 / 3 = 4 x 10 = 40 cm, sua luminária deverá medir 40 cm.
Tabela de Comparação dos Melhores Plafons