Como é feito o diagnóstico de Lúpus?
Você conhece os critérios diagnósticos do Lúpus Eritematoso Sistêmico? O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença crônica autoimune cuja etiologia não é totalmente conhecida, e que é diagnosticada essencialmente com base na anamnese, exame físico completo e exames laboratoriais.
INGREDIENTES
Os sintomas mais leves podem ser tratados com analgésicos, anti-inflamatórios e/ou doses baixas dos corticóides (prednisona – 5 a 20 mg/dia). Na vigência de manifestações mais graves do LES, as doses dos corticóides podem ser bem mais elevadas (prednisona – 60 a 80 mg/dia).
- Evite sal e açúcar em excesso. - Evite frituras, embutidos, alimentos muito condimentados e processados. - Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes em excesso. Prefira sucos de frutas.
A luz solar e a utilização de alguns tipos de medicamentos como antibióticos e anti-hipertensivos podem ter relação direta com o desencadeamento do lúpus e homeopatia. A homeopatia pode ser utilizada nos casos de lúpus como um tratamento complementar ao tratamento tradicional indicado pelo médico de confiança.
Não, não há estudos científicos que associem ingesta de glúten e lactose com lúpus eritematoso sistêmico.
Paciente com lúpus só pode utilizar anticoncepcionais a base de progesterona e preservativo. SE informe com seu ginecologista. O ideal seria não menstruar, mas se tem intolerâncias orais, terá benefício também com uso do injetáveis.
Quem tem lúpus pode comer açaí? Sim, pode comer açaí, a fruta não tem nenhuma interação com a doença. No entanto, o açaí congelado é muito rico em açúcar e lipídeos.
"Pessoas com doenças autoimunes, como lupus e alergias à luz, não podem se submeter aos tratamentos com laser. Em relação à idade, em pré-adolescentes o resultado pode não ser definitivo, podendo necessitar mais sessões. Pacientes em tratamento com isotretinoina, para acne, por exemplo, também, não devem fazer.
Aquelas doenças que não alteram o sistema imune, como tendinites, bursites, artrose e osteoporose de maneira geral não contraindicam a doação. Porém, pacientes com doenças autoimunes, como a artrite reumatoide, lúpus e síndrome de sjogren, não podem doar sangue.
Pode, mas precisa ser no momento em que a doença esteja sob controle (em remissão) clínico e laboratorial. Dependerá também do procedimento a ser realizado, pois alguns produtos podem desencadear a reativação do lupus. Converse com seu Reumatologista sobre o procedimento e momento ideais para intervenções estéticas.