Depois de concluída a infraestrutura vem a parte da superestrutura, que são as armações que ficam acima da terra como pilares, vigas, lajes e contrapiso.
A sua base ou infraestrutura seria o conjunto das relações de produção, ou seja, as relações de classes estabelecidas em determinada sociedade. ... A superestrutura é derivada do conflito de interesses das diferentes classes que fazem parte da base econômica de determinada sociedade.
A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.
O Estado seria originário da necessidade de um grupo, ou classe social, manter seu domínio econômico a partir de um domínio político sobre outros grupos o classes. Segundo Marx (1993, p.
Dessa forma, refutando o modelo preexistente, o ideal marxista aponta que o Estado ideal é aquele construído através da coletivização dos bens, da supressão das desigualdades, da moralização das instituições, da redistribuição de renda e terras e do fim dos privilégios restritos à determinada classe social.
A principal função do Estado é garantir a coerção de uma sociedade politicamente organizada. Tal instituição social dispõe de formas elementares, Estado Antigo ou Pré-Moderno e Estado Moderno.
O Estado, para Weber, é uma instituição que detém o monopólio da força e da violência mediante a legalidade para evitar que indivíduos exerçam a força e a violência. Para o sociólogo, se os indivíduos não fossem violentos, o Estado seria desnecessário.
A definição que Max Weber traz é que ¹“o Estado é uma comunidade humana que pretende, com êxito, o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um determinado território.” Em outras palavras, o Estado é a única entidade que possui o poder genuíno de lançar mão do uso da força como forma de intervenção, caso se ...
Para Weber o Estado consiste numa relação de dominação do homem sobre o homem, dominação esta baseada no uso da violência legítima que garante a existência do Estado, sob a condição de que os homens dominados se submetam à dominação.
O estado surge, pelo fato de ser o homem um animal naturalmente social, político. ... Não obstante a sua concepção ética do estado, Aristóteles, diversamente de Platão, salva o direito privado, a propriedade particular e a família.
Aristóteles entende o Estado como um organismo moral superior ao indivíduo. É aonde efetua-se unicamente a satisfação do indivíduo em todas suas necessidades, pois o homem, sendo naturalmente animal social, político, não pode realizar a sua perfeição sem a sociedade do Estado.
O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.
A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra. ... Assim, ética é uma doutrina moral individual, e a política é uma doutrina moral social.
Segundo Aristóteles, a educação deveria ser direito do estado. ... Para o filósofo, a forma de se educar seria através da repetição. Uma criança estaria sendo bem educada repetindo os gestos de virtude demonstrados pelos seus preceptores. Daí, a necessidade de as crianças terem uma boa instrução.
O homem é uma unidade substancial de alma e de corpo, em que a primeira cumpre as funções de forma em relação à matéria, que é constituída pelo segundo. O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito.
Aristóteles insistiu que o corpo e a psique formam uma unidade. Essa ideia é conhecida como hilemorfismo. Aristóteles acreditava que o pensamento dependia do uso de imagens. Enquanto alguns animais podem imaginar, somente o homem pensa.
Para Aristóteles a relação entre a direção e o trabalho, entre aquele que manda e aquele que obedece, é regida por uma hierarquia derivada do conhecimento e da experiência.
A vida ativa é a atividade das virtudes morais. E a vida contemplativa é a maior dentre todas as virtudes, é a atividade das virtudes intelectuais, que busca a apreensão da verdade, onde Aristóteles diz que traz uma realização maior para o ser humano.