Elementos de vedação são peças que impedem a passagem de fluidos de um ambiente para outro e evitam que esse ambiente seja poluído por agentes externos. Na mecânica, são elementos destinados a proteger máquinas ou equipamentos contra a entrada e a saída de líquidos, gases e sólidos particulados (pó).
Os elementos de vedação são utilizados como barreira para impedir a entrada ou saída de substâncias ou materiais específicos de um sistema mecânico, como: água, óleo, ar, poeira e graxa. Os elementos mais comuns dessa classe são os retentores e juntas; selos mecânicos; gaxetas e anéis de vedação.
As vedações são componentes indispensáveis no funcionamento da indústrias e, dentre elas, podemos destacar alguns tipos como: os retentores radiais, vedações axiais, vedações hidráulicas, vedações estáticas e também juntas de vedação que são utilizadas majoritariamente em motores a combustão.
Vedação é o processo usado para impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro.
A vedação vertical pode ser entendida como sendo um subsistema do edifício constituído por elementos que compartimentam e definem os ambientes internos, controlando a ação de agentes indesejáveis, entre os quais pessoas intrusas, animais, ventos, chuva, poeira e ruído.
Juntas de Vedação servem para vedar superfícies asperas ou rugosas e são confeccionadas em : Papelão hidráulico LGT-FLEX® ; PTFE puro e expandido; Envelopes/PTFE; Grafite liso ou Perfurado; Guarniflex®; Borrachas; Cortiças; Alumínio; Flandres; Cobre; Feltros; Fenolite; Nylon; Tecidos; Celeron.
Quais são os tipos de vedação vertical mais populares?
Tipo de edificação
Os 3 tipos de estruturas na Construção Civil mais comuns são: estruturas metálicas, concreto armado e madeira, sendo que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia. Há ainda sistemas estruturais híbridos ou mistos que combinam soluções integradas em mais de um dos materiais citados.
Os materiais estruturais abrangem materiais cujo principal objectivo é transmitir ou suportar uma força, sendo os principais critérios de qualidade os parâmetros de resistência a cargas externas, tais como durabilidade, tenacidade, fiabilidade e vida útil.