Basicamente, diferenças nas pregas vocais e no formato anatômico da região que vai da laringe à cavidade nasal. A voz é uma das características mais exclusivas que a gente tem, tanto que até mesmo gêmeos idênticos possuem vozes distintas. ... As mulheres, por exemplo, em geral têm a voz mais fina que a dos homens.
E, por último, sabemos muito bem diferenciar o som emitido por instrumentos musicais diferentes, pois eles possuem timbres diferentes. A altura é a qualidade que nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave.
Um som dito grave (do termo latino grave) é um som que possui onda de baixa frequência para a audição humana. Geralmente, sons abaixo de 300 hertz são considerados graves. ... Hertz é a medida de ciclos por segundo. Nas ondas sonoras, quanto menor a frequência (hertz), mais grave fica o som.
A maior bomba atômica de todos os tempos, a Tsar, que a URSS testou em 1961, tinha 58 megatons. Vieram mais relatos de outros lugares. Nas ilhas Andamão (Índia), a 2 mil quilômetros do Krakatoa, registraram a ocorrência de “sons extraordinários”, que “soavam como armas de fogo”.
Em música, altura refere-se à forma como o ouvido humano percebe a frequência fundamental dos sons (i.e. o tom). As baixas frequências são percebidas como sons graves e as mais altas como sons agudos, ou os tons graves e os tons agudos.
A altura, como medida, é a dimensão de um corpo considerado verticalmente. É semelhante à altitude, exceto no referencial. Enquanto a altitude usa como referencial o nível médio do mar, a altura vai desde a base de um corpo até a extremidade, mas é variável, embora normalmente o sujeito esteja sobre o solo.
O ouvido humano capta níveis de intensidade acústica compreendida entre 0 e 120 dB. Para que um som puro com a frequência de 1000 Hz seja perceptível pelo ouvido humano, é necessário que seja superior a 0 dB. A essa mesma frequência, 120 dB é a intensidade acústica mais forte suportada pelo ouvido humano.
A frequência de som audível é aquela que o ouvido humano consegue identificar. Ela engloba a faixa de 20Hz até 20.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de ruído recomendável para a audição é de até 50 decibéis (dB).