Delineamento Inteiramente Casualizado (DIC): material experimental homogêneo; Delineamento Blocos Casualizados (DBC): material experimental com uma fonte de heterogeneidade; Delineamento Quadrado Latino (DQL): material experimental com duas fontes de heterogeneidade.
Delineamento experimental ou desenho experimental, de uma forma bastante simples, é a forma em que os tratamentos (níveis de um fator ou combinações de níveis de fatores) são atribuídos às unidades experimentais.
O delineamento em blocos casualizado (DBC) envolve os três princípios da experimentação: repetição, casualização e controle local. Neste caso, as condições locais não são homogêneas e podem ter efeito significativo sobre os tratamentos.
O delineamento em blocos casualizados (DBC) é também denominado delineamento em blocos ao acaso ou delineamento em blocos completos casualizados. Além dos princípios da repetição e da casualização, leva em conta, também, o princípio do controle local, através do estabelecimento dos blocos.
Um experimento fatorial é tipo de experimento planejado que permite observar os efeitos que vários fatores podem ter sobre uma resposta.
Os experimentos fatoriais não constituem um delineamento experimental, mas um esquema de desdobramentos dos graus de liberdade e soma de quadrados de tratamentos em um determinado delineamento (seja DIC, DBC, ...). No caso do esquema fatorial estudamos mais de um fator simultanemante e a interação entre eles.
O planejamento fatorial é uma técnica bastante utilizada quando se tem duas ou mais variáveis independentes (fatores). ... Planejamentos fatoriais são extremamente úteis para medir os efeitos (ou influências) de uma ou mais variáveis na resposta de um processo.
Dicas para fazer o seu delineamento experimental
É a menor unidade de um experimento na qual é aplicado um tratamento, em experimentos de campo as unidades experimentais são denominadas parcelas. As parcelas irão depender no número de tratamentos e o número de repetições dos tratamentos. É o grupo que não recebe o tratamento para se efetuar as comparações.
O princípio da repetição consiste na reprodução do experimento básico e tem por finalidade propiciar a obtenção de uma estimativa do erro experimental.
Existem várias razões para a ocorrência de “parcelas perdidas”. Entre elas podemos citar: a) Morte de parcelas durante o experimento; b) Falha do experimentador na coleta dos dados (erro na anotação do resultado) c) Perda da ficha onde estão anotados os dados da parcela.
Para calcular o número de repetições através do CV, basta substituir o valor de s pelo CV% e o valor de d por d%.
São eles, com igual importância:
Um experimento controlado é um teste científico feito sob condições controladas, o que significa que apenas um (ou poucos) fatores são alterados a cada vez, enquanto todos os outros são mantidos constantes.
Um teste controlado é aquele,que obedece certos parametros ou seja vai até o ponto onde não se coloca em risco, por exemplo a vida do ser que está sendo testado.
Um grupo de controle científico permite o estudo experimental de uma variável por vez, e é parte vital do método científico. Em um deles, com o grupo controle, o fator testado não é aplicado – recebem um tratamento padrão, um placebo ou nenhum tratamento. ...
Um exemplo simples de um experimento controlado pode ser usado para determinar se as plantas precisam ou não de ser regadas para viver. O grupo de controle seria composto por plantas que não são regadas. O grupo experimental seria composto por plantas que recebem água.