É um software ou conjunto de softwares cuja função é administrar e gerenciar os recursos de um sistema, desde componentes de hardware e sistemas de arquivos a programas de terceiros, estabelecendo a interface entre o computador e o usuário.
Software é um agrupamento de comandos escritos em uma linguagem de programação. ... Estes comandos, ou instruções, criam as ações dentro do programa, e permitem seu funcionamento. Cada ação é determinada por uma sequencia, e cada sequencia se agrupa para formar o programa em si.
Podemos agrupar os softwares básicos em três grandes grupos que são:
Exemplos. Alguns softwares proprietários são o Microsoft Windows, o Microsoft Office, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o iOS o WinZip, entre outros.
Vantagens do Software Proprietário. Maior facilidade de implementação e adaptação. É compatível com a maioria dos programas oferecidos. É mais popular entre as pessoas, fazendo que se seja de mais fácil acesso para as pessoas.
O uso de software livre possui uma grande vantagem em relação ao software proprietário, especialmente para as empresas, pelo não pagamento de licenças. Licenças de softwares podem representar um imenso custo a cada ano para a utilização de tais programas.
Redução e customização de tempo A instalação dos softwares como serviço costuma ser mais rápida do que o habitual. Além disso, a possibilidade de testar o software antes de comprá-lo permite que o cliente se familiarize com o programa antes mesmo de adquiri-lo, gastando menos tempo quando chegar o momento de operá-lo.
As desvantagens do software livre se dividem em dois grandes grupos: desenvolvimento e uso do software. Em relação ao desenvolvimento, pode-se dizer que como grande parte dos softwares livres é gratuita, é muito difícil encontrar empresas que patrocinem seu desenvolvimento por programadores.
Um software é considerado livre quando seus criadores, no processo de licenciamento do produto, deixam claro estas quatro “liberdades”: liberdade para usá-lo para qualquer propósito, liberdade para estudar seu funcionamento e adaptá-lo às suas necessidades, liberdade para fazer cópias e distribui-lo (mesmo que cobrando ...