Resposta. Causas da Revolução Francesa: - Descontentamento do Terceiro Estado (burguesia, trabalhadores urbanos, camponeses), que era a grande maioria da sociedade, com os privilégios da nobreza e do clero; - Os integrantes do Terceiro Estado deviam pagar altos impostos, enquanto clero e nobreza eram isentos.
Para fins de estudo, a Revolução Francesa é dividida em três fases:
A desigualdade foi um dos motivos que motivaram a Revolução Francesa. No final do século XVIII, a França era governada pelo rei Luís XVI. ... Essa crise econômica afetou, até mesmo, a nobreza francesa, que, ao se perceber em uma posição econômica ruim, começou a ampliar a sua exploração sobre o povo francês.
Anos antes da Revolução Francesa de 1789, a França passava por maus bocados. Gastos ininterruptos da corte francesa era um dos principais motivos da crise pública francesa. ... Isso gerou um descontentamento e desestimulou a produção dessa classe, criando uma crise econômica e déficits para o Estado francês.
Qual foi o principal motivo da Revolução Francesa resposta A: o casamento do Rei resposta B: a morte do Rei Luís XV resposta se: povo estava insatisfeito com o reinado feudo-absolutista D: povo queria ter estudo E: guerra napoleônicas murilomuitolokp85k8u está aguardando sua ajuda.
Robespierre
Luís XVI da França
21 de janeiro de 1793
Luís XVI (Versalhes, 23 de agosto de 1754 — Paris, 21 de janeiro de 1793) foi Rei da França e Navarra de 1774 até ser deposto em 1792 durante a Revolução Francesa, sendo executado no ano seguinte. ... A primeira parte de seu reinado foi marcada por tentativas de reformar a França, de acordo com os ideais iluministas.
1 de setembro de 1715
A Convenção Nacional havia sido eleita na Assembleia Nacional, funcionando como uma espécie de Poder Executivo. A instauração da República – famosa pelo lema liberdade, igualdade e fraternidade – levou à elaboração de uma nova Constituição, que buscava garantir maiores direitos às classes baixas da população.
durante o processo revolucionário,grande parte da nobreza deixou França,porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país.
As tropas revolucionárias prenderam Luís e Maria Antonieta em agosto de 1792. Em setembro, a França se tornou república — uma nação governada pelo povo, e não por um rei. Luís foi julgado por traição (sob a acusação de haver traído seu país) e foi executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793, em Paris, na França.
Convenção Nacional ou simplesmente Convenção é a denominação dada ao regime político que vigorou na França entre 20 de setembro de 1792 e 26 de outubro de 1795, no processo da Revolução Francesa.
A Reação Termidoriana é o período final da Convenção Nacional, um dos períodos constitutivos da Revolução Francesa. ... Foi, na prática, um golpe político que pretendeu - e conseguiu - afastar as forças populares do movimento revolucionário francês, tornando-o uma disputa política entre elites.
Uma das principais características da chamada Convenção Nacional, que sucedeu os primeiros momentos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi: a) o abrandamento das tensões políticas e sociais. b) o domínio completo do processo político por parte dos girondinos. ... d) a radicalização revolucionária dos jacobinos.
- Reforma Agrária, Construção de Asilos e Hospitais. - Abolição da escravidão nas colônias da França. - Ensino público gratuito + Lei do preço máximo (congelamento). CONVENÇÃO: REPÚBLICA POPULAR-JACOBINA.
Resposta. Foi mudar o calendário, 22 de setembro de 1792 seria o primeiro dia do ano.
A convenção era formada por maioria jacobina e pelos sans-culottes. Havia também a presença dos girondinos, que condenavam a parte radical da revolução. Eles decidiram em 22 de setembro de 1792, que o calendário cristão não seria mais seguido e sim uma nova forma de calcular o tempo baseada nos ciclos agrícolas.
A guilhotina
O termo "jacobino" se refere comumente ao grupo político mais radical durante a França republicana ao final do século XVIII, que caracterizaria principalmente a segunda fase da Revolução Francesa. ...
Convenção Nacional ou simplesmente Convenção é a denominação dada ao regime político que vigorou na França entre 20 de setembro de 1792 e 26 de outubro de 1795, no processo da Revolução Francesa. Sucedeu ao regime da Assembleia Nacional Legislativa e fundou a Primeira República Francesa.
O período do Terror (1792-1794), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.
Durante o Antigo Regime, a sociedade francesa era constituída por diferentes estados: clero, nobreza e burguesia. No degrau mais alto estava o rei, que governava segundo a Teoria do Direito Divino na qual afirmava que o poder do soberano era concedido por Deus.